Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Guilherme Luís Eberhardt
Título: Ferramenta de Controle de E-mails e Anti-Spam
 
Introdução:
Atualmente na administração da área de correio eletrônico, ou seja e-mails, há deficiências tanto no controle de spams quanto no uso indevido deste serviço por determinados funcionários e/ou colaboradores das empresas. Spam é uma mensagem eletrônica não solicitada enviada em massa.
Em forma mais comum, o spam consiste em uma mensagem eletrônica para fins publicitários, geralmente com a característica de uma mensagem apelativa. Os tipos mais comuns de spams são conhecidos como boatos, correntes, vírus, propagandas, golpes, entre outros.
“No ambiente da Internet, spam é considerado um abuso e se refere ao envio de um grande volume de mensagens não solicitadas, ou seja, o envio de mensagens indiscriminadamente a vários usuários, sem que estes tenham requisitado tal informação. O conteúdo do spam pode ser: propaganda de produtos e serviços, pedido de doações para obras assistenciais, correntes da sorte, propostas de ganho de dinheiro fácil, boatos desacreditando o serviço prestado por determinada empresa, dentre outros.” (TEIXEIRA, 2004)
O controle de uso de correio eletrônico dentro das empresas também é um assunto polêmico, já que se trata de uma correspondência. Muitos defendem a privacidade do funcionário e/ou colaborador, já outros defendem o livre controle de conteúdo do mesmo já que julgam como uma ferramenta fornecida pela empresa.
Segundo Dalazen (2005), o e-mail corporativo é considerado uma ferramenta de trabalho, no qual em princípio é considerado de uso profissional e de controle da empresa.
A partir destes conceitos de controle de uso de e-mail integrado com um anti-spam percebeu-se a necessidade de desenvolvimento de uma ferramenta que integre essas duas funções e facilite a administração de um servidor de e-mail. Atualmente esta administração de spam é feita por softwares já existentes no mercado, mas não integrados a um software de auditoria de e-mail.
Deste modo, com a presente proposta objetiva-se o desenvolvimento de uma ferramenta de anti-spam e controle de e-mails por usuário integrada, facilitando assim o gerenciamento dos mesmos.