Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Wagner da Silva
Título: Gerador de Aplicativos Oracle PL/SQL Web Baseado na Estrutura das Tabelas do Banco de Dados Oracle
 
Introdução:
Com o passar dos anos, o gerenciamento das informações de uma empresa enfatizou a necessidade da criação de sistemas especializados para cada área da empresa, tais como comercial, financeira, produção, entre outras. Os sistemas comunicam-se fazendo trocas de dados para que toda a empresa fique interligada, de modo que uma área da empresa saiba como a outra área se encontra em relação a prazos, valores, produções, etc.
Mesmo tendo toda estas ligações entre as áreas da empresa também foi necessário à utilização da internet. Venetianer (1996), acredita que “a internet é a mais recente demonstração da infinita capacidade dos seres humanos para desenvolver novas tecnologias, penetrarem nas profundezas do desconhecido, explorarem o inimaginável”. Nos tempos atuais a internet já está sendo algo comum na vida de grande parte dos indivíduos. As grandes empresas para armazenar e gerenciar suas informações no computador utiliza-se de uma tecnologia baseada em bancos de dados.
Em essência, um banco de dados é apenas um sistema computadorizado de armazenamento de registros. O banco de dados pode, ele próprio, ser visto como o equivalente eletrônico de um armário de arquivamento. Em outras palavras é um repositório ou recipiente para uma coleção de arquivos de dados computadorizados. (DATE, 2000, p. 4).
No ano de 1970, houve uma mudança muito importante na história dos bancos de dados, que até está data eram somente hierárquicos ou de redes, passou a ser desenvolvida a nova filosofia de bancos de dados relacionais. Nesta mesma época a IBM desenvolveu uma nova linguagem para trabalhar com este novo tipo de banco de dados, denominada Structured English Query Language (SEQUEL) e depois batizada somente por Structured Query Language (SQL). Nos dias atuais está linguagem é a que predomina, sendo aceita como um padrão para banco de dados relacionais (FERNANDES, 2000).
A SQL (Structured Query Language) é uma linguagem para interface com banco de dados relacionais, isto é, todos os usuários e programas que desejarem realizar alguma tarefa no banco de dados devem fornecer comandos escritos nesta linguagem. (FERNANDES, 2000, p.32).
Utilizando a SQL, os usuários do banco de dados poderão executar diversas operações como por exemplo: acrescentar novos arquivos; inserir novos dados em arquivos existentes; buscar dados de arquivos existentes; alterar dados em arquivos existentes; eliminar dados de arquivos existentes; remover arquivos existentes do banco de dados.
O problema existente hoje na geração de aplicações PL/SQL Web está na demora, por parte da programação, para criação do código da aplicação e nos detalhes de apresentação dos dados na tela como tipos de campos, ordem de apresentação dos campos, etc. Também é limitado o número de programadores que conhecem a linguagem PL/SQL Web e ainda que tenham domínio da linguagem JavaScript e HTML, o que torna o seu desenvolvimento mais complexo ainda.
O sistema desenvolvido neste trabalho trata da construção de um aplicativo que faz a criação do código de um sistema de cadastro automaticamente, baseado na estrutura de uma tabela do banco de dados Oracle. Desta forma permitirá aumentar a produtividade na construção de aplicativos e não necessariamente exigindo do programador o domínio na linguagem PL/SQL Web.