Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Tatiana Maria da Rocha
Título: Desenvolvimento do SIOE - Sistemas de Informação Observatório da Educação
 
Introdução:
Avaliar o índice de desempenho e metas tem sido um desafio para as instituições de ensino. As instituições buscam melhorias e garantia de espaço em meio à atualidade competitiva. Por isto, cada vez mais, busca-se ferramentas ou processos que auxiliem na identificação de estratégias, metas e medições de desempenho, pois, as mesmas precisam diferenciar-se das demais e garantir sua qualidade e satisfação de ensino. A avaliação ou medição de desempenho é uma técnica usada para quantificar a eficiência e a eficácia das atividades do negócio, tendo a certeza que variáveis importantes estão sendo corretamente medidas e analisadas, promovendo o melhor desempenho e produtividade da instituição. A Avaliação de Desempenho é um meio necessário e importante para o crescimento e aprimoramento contínuos, sem medição não há como gerenciar as atividades e nem controlar os resultados dos esforços empreendidos. (BERTOLDI, 2003, p. 7) Após a avaliação de desempenho, as instituições de ensino precisam formular estratégias de melhorias, pois sem elas os indicadores de desempenho não teriam importância no processo de medição. O resultado desta medição é utilizado para realizar um estudo do desempenho passado e projetar melhorias para o futuro. A visão estratégica é baseada em seu passado, momento atual e perspectivas para o futuro. Por meio desta visão mostra o conhecimento que tem de si, assim como também seus fracassos, potenciais, limitações, certezas e caminhos a percorrer. (ALBUQUERQUE, 2006, p.6) Para uma melhor visualização do planejamento a ser seguido, neste trabalho é utilizado um mapa estratégico, que tem como função representar de forma mais clara a realidade atual da instituição e os resultados a serem alcançados. O Mapa Estratégico é a forma gráfica de apresentar os objetivos estratégicos distribuídos por perspectivas e conectados através de relações de causa e efeito. Esta forma de apresentação da hipótese estratégica permite uma melhor análise da estratégia. (PEREIRA; BARROS, 2007, p. 1). Neste trabalho, a proposta é desenvolver um ambiente informatizado via web apresentando um mapa estratégico com indicadores de desempenho baseados no Sistema Nacional de Avaliação de Ensino Superior (SINAES). O projeto, denominado Sistemas de Informação Observatório da Educação (SIOE), busca contribuir para a aplicação de um sistema de gestão estratégica a ser implantada no Programa de Pós Graduação em Administração (PPGAd) oferecido pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). O SIOE é um projeto de pesquisa aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) no edital de 01/2007. O mesmo tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento de conteúdos, no sentido de agregar valor através da melhor qualificação de seus docentes, ajudar o PPGAd a medir a produção de seus docentes e dispor informações aos gestores para tomada de decisões.