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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Omar Fernado Pessôa
Título: Editor Visual de Interfaces Gráficas de Usuário para Linguagem de Especificação de Diálogos (LED)
 
Introdução:
Segundo Thimblely (1990, p. 1), \\\'com a invenção da escrita, cerca de 5000 anos atrás a humanidade deu um passo muito importante para o seu progresso, pois a partir dali o homem registrou suas leis, suas histórias, as civilizações bem como os cálculos\\\'. Thimblely (1990, p. 1), afirma ainda que recentemente, aproximadamente há 40 anos, entra no cenário histórico o computador eletrônico, e que \\\\\\\\\\\\\\\'descobrimos que podíamos fazer tudo isso, pensar além das nossas cabeças, sem registrar absolutamente nada\\\\\\\\\\\\\\\'. De acordo com Redmond-Pile e Moore (1995, xiii), nos últimos anos o mundo tem mudado na informática, de tal forma que os usuários precisam saber quais comandos e parâmetros digitar no prompt, via tabulador, ou digitando através de caixas de texto de dados em um formulário verde e pressionando a tecla enter, clicar em janelas, empurrar o menu com um mouse, ou, mais recentemente, manipulando a tela de toque (touch-screen). Um sistema utilizando a interface gráfica com o usuário (Graphical User Interface - GUI) é mais prático, mais fácil de aprender, mais efetivo e satisfatório do que sistemas baseados em interface de texto. A interface com o usuário é parte do sistema computacional que permite a interação do usuário humano com o computador. Exemplos já existentes de elementos que permitem interação humano-computador são: partes do hardware do computador (tela, teclado, mouse); imagens móveis na tela (janelas, menus, mensagens); documentos do usuário (manuais e apresentações). Para um usuário, é interessante que o aplicativo como um todo seja transparente, isto é, em geral para o usuário o mais importante são as entradas de dados na tela e suas saídas, seja como relatórios, e ou impressões em tela, não importando ao usuário, como é feito o tratamento da problemática. No Brasil, mais precisamente na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, existe um grupo de trabalho (grupo de Tecnologia em Computação Gráfica - TeCGraf) que desenvolve aplicações gráficas que requerem uma grande interação com o usuário, sendo estas executadas em diversas plataformas e sistemas operacionais. Este grupo, o TeCGraf, desenvolveu a Interface com o Usuário Portável (IUP), e Linguagem de Especificação de Diálogo (LED). Com IUP/LED, a edição e criação de uma interface são feitas de forma textual, o que pode resultar na perda de muito tempo para arrumar um controle ou um elemento nessa interface. Uma ferramenta interativa para geração de interfaces, como a disponibilizada pelo Visual C++ 6.0, o editor de resources, faz com que o trabalho seja muito menor na criação e alteração de interfaces. A interface pode não ser tão complexa quanto à resolução do problema descrito pela aplicação, mas é parte essencial para a interação com o usuário. Uma boa aplicação exige uma interface amigável e fácil de utilizar. Uma interface mal projetada pode dificultar o entendimento e o uso da aplicação, fazendo com que o usuário dispenda muito tempo e energia na utilização do sistema, ao invés de concentrá-lo na tarefa a ser executada. Isto pode causar frustração no usuário, levando-o, até a abandonar o sistema. O intuito deste trabalho é desenvolver um editor gráfico interativo de interfaces gráficas de usuário para o desenvolvimento de aplicações que sejam baseadas no toolkit IUP/LED. Neste editor o programador, desenvolvedor, utilizar-se-á de uma interface gráfica para montagem e edição de \\\\\\\\\\\\\\\'telas\\\\\\\\\\\\\\\' para suas aplicações utilizando a toolkit IUP.