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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Lúcia Helena Trentini Santos
Título: Ambiente para a Criação de Material Didático Multimídia
 
Introdução:
Segundo Valente (1993), a introdução do computador na educação tem provocado uma verdadeira revolução na concepção do processo de ensino e aprendizagem. Primeiro, os computadores podem ser usados para ensinar. A quantidade de programas educacionais e as diferentes modalidades de uso do computador mostram que esta tecnologia pode ser bastante útil no processo de ensino-aprendizagem. Segundo, a análise desses programas mostra que, num primeiro momento, eles podem ser caracterizados como simplesmente uma versão computadorizada dos atuais métodos de ensino. Ainda não existem avaliações definitivas quanto ao uso do computador como “máquina de ensino”, o que existe são análises parciais que, de uma forma geral divulgam questões como: a necessidade de formação e atualização dos educadores, a tecnologia prende mais a atenção dos alunos, o computador torna mais fácil o aprendizado de disciplinas consideradas difíceis, como a física e a química, e aumenta o desempenho escolar. Um dos fatores primordiais para a obtenção do sucesso perante essa nova realidade educacional é a capacitação do professor perante essa nova realidade educacional. O professor deverá estar capacitado de tal forma que perceba como deve efetuar a integração da tecnologia com a sua proposta de ensino. Cabe a cada professor descobrir a sua própria forma de utilizar esta nova tecnologia, conforme o seu interesse educacional, pois não existe uma forma universal para a utilização dos computadores na sala de aula (Tajra, 1998). De acordo com Salgado (1992), os sistemas multimídia são ferramentas que permitem a representação da realidade. Na verdade estas mudanças começaram com o surgimento dos microcomputadores e sua rápida aceitação pela sociedade, e continuaram com o aparecimento de novas tecnologias. Um sistema multimídia caracteriza-se pelo tipo de informação que é especificada, manipulada, editada e armazenada. Segundo Ramos (1996), existem pessoas que não tem coragem de começar a usar os computadores porque pensam que precisam fazer alguns anos de cursos antes de conseguir algum resultado efetivo. Nesse caso não tem coragem de começar. Atualmente, poucos são os ambientes que permitem ao professor a criação de seu próprio material didático, uma vez que o conteúdo já vem pronto. Assim, qualquer inclusão do conteúdo ou mesmo adaptação para a realidade dos alunos é dificultada. Portanto, tem-se um problema sério: grande desenvolvimento da tecnologia com a disponibilização de centenas de títulos para os alunos, mas poucos trabalhos são desenvolvidos no sentido de colocar esta tecnologia à disposição do professor, de forma que ele mesmo possa criar seu material didático, utilizando as novas tecnologias. Entre os softwares de autoria disponíveis no mercado nacional e em português pode-se citar: Visual Class, o Everest e o Hyperstudio (Tajra, 1998). Os softwares citados ainda não estão difundidos entre os professores, em função, principalmente, da dificuldade de compreensão das interfaces e das poucas possibilidades oferecidas. São softwares de difícil manuseio e entendimento. Neste sentido, o presente trabalho de conclusão de curso propõe o desenvolvimento de um ambiente de autoria para que o professor possa desenvolver seus materiais didáticos. O software proposto é um “ambiente integrado”, no qual o participante tem à sua disposição ferramentas que vão desde a importação de textos, edição de imagens, até o envio de E-mail’s. Esta característica pode contribuir para diminuir as resistências dos professores, uma vez que eles não precisam utilizar várias ferramentas diferentes e complementares.