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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Sergio da Costa Júnior
Título: Sistema de Workflow para Gestão de Processos Aplicado à Confecção Têxtil
 
Introdução:
Nos processos de negócios dos dias atuais, a antiga visão funcional tem dado lugar à visão por processos. Nesta abordagem, diversos departamentos de uma organização executam etapas distintas de processos (MORONI; HANSEN, 2006).
Conforme a empresa Cryo technologies (2006, site), “processo” descreve um conjunto de atividades, passos e tarefas que automatizadas ou não, combinam pessoas e sistemas diversos com o intuito de obter um objetivo em comum. Toda organização, portanto, é conduzida diariamente a execução de uma grande variedade de processos que abrangem não só objetivos administrativos ou operacionais, mas também gerenciais e estratégicos.
Segundo Moroni e Hansen (2006), as estruturas funcionais apresentam deficiências no fluxo de atividades entre os departamentos, ocasionando diversos problemas para a entrega do produto final. Estimativas indicam uma proporção de problemas em processos de 94% contra 6% oriundos de outras causas.
De acordo com a empresa ITDS (2006, site), para que as ações, tanto humanas como automáticas, necessárias ao desenvolvimento de um produto ou serviço sejam corretamente executadas, comumente é necessário que exista documentação, regras de negócio, hierarquização, sincronização e encadeamento de ações, consolidação e a capacidade de alteração de processos de uma forma simples e transparente.
Para Dutra Jr (2003, site), Gestão de Processos é a habilidade de se obter total visibilidade e controle de ponta-a-ponta sobre todas as etapas de uma transação que viaje por múltiplas aplicações, interagindo com diversas pessoas em uma ou mais companhias.
É neste cenário contextualizado que se encontra a empresa têxtil Resima, cujo setor de confecção atualmente não possui nenhum tipo de sistema automatizado para realização do controle de processo produtivo de vestuário, efetuando de forma manual baseado na circulação de documentos impressos e até manuscritos, de mão em mão representando um problema, que impede um controle e tomada de decisão mais efetiva. Face à tais necessidades, as técnicas de workflow, originadas e amplamente utilizadas para a modelagem de negócios e processos, se apresenta como um grande aliado e a solução deste problema.
A utilização de sistemas de workflow possibilita a redução considerável do uso de papel, através do gerenciamento de documentos eletrônicos, ou mesmo de processos usualmente manuais realizados de forma eletrônica. Identificando os processos da organização, os mesmos podem ser estruturados passando a serem realizados por meio eletrônico através de aplicações integradas aos sistemas legados que agilizam e facilitam o processo (LIMA; SICSÚ; CABRAL, 2006, p. 7)
Segundo Politec (2004, site), workflow é um sistema onde um trabalho pode ser transferido de uma pessoa para outra através de um sistema de rede de acordo com um conjunto de regras. O sistema de workflow irá rastrear todos os momentos de trabalho realizado e gerar estatísticas sobre eles, auxiliando os gerentes a identificarem gargalos nos processos.
Alguns sistemas de workflow incluem alerta de vencimento de prazo. Outros, mais refinados, transportam documentos previamente digitalizados. Também permitem suprimir alguns tipos de documentos, pois trazem a inovação dos formulários eletrônicos, nos quais os dados são transportados separados do seu layout ou template. Em muitas situações, até mesmo o documento digital pode ser suprimido, com vantagens (STORCH, 2005, site).
A tecnologia de workflow também permite diminuir erros, reduzir o uso de registros manuais e fornecer informações gerenciais que possibilitem à organização fazer uma avaliação de seus processos.