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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Celso João Hilgert
Título: Protótipo de um Software para Auxiliar no Aprendizado das Cores e Formas Geométricas
 
Introdução:
Nas últimas décadas do século XX, a informática vem revolucionando a atividade humana em todos os níveis. Com o acelerado progresso obtido tanto na tecnologia dos computadores quanto no desenvolvimento de software, a informática deixou de ser uma área reservada a especialistas e está cada vez mais presente na vida cotidiana, o que permite, entre outras vantagens, o acesso das pessoas a um volume cada vez maior de informação ([BAR2000a]). Além de sua importância fundamental para o cálculo e para as tarefas administrativas, primeiras finalidades para as quais foi orientada, a informática converteu-se numa excepcional ferramenta de trabalho em terrenos tão diversos quanto as comunicações, o ensino, a medicina e a saúde, o desenho industrial, a automação, a editoração e as artes gráficas ([BAR2000b]). Nos últimos anos, tem sido muito grande a utilização da informática na educação. Esta utilização tem permitido a criação de experiências de aprendizagem que são difíceis de serem realizadas na sala de aula tradicional. Para que isso seja possível, os softwares deverão oportunizar uma maior interação entre o aluno e o ambiente de aprendizagem. Desta forma, o aluno passa a ser um participante ativo de seu próprio processo de aprendizagem. Alguns grupos de pesquisa utilizam o termo software educacional, ou software educativo, enquanto outros utilizam o termo courseware, outros, ainda, o termo programas educativos por computador. Todos estes termos possuem um mesmo significado: material educacional para microcomputadores ([CAM1991]). Para que um software educacional tenha qualidade, precisa estar fundamentado em conceitos pedagógicos. Neste sentido, o presente projeto propõe o desenvolvimento de um software educacional que esteja fundamentado na teoria proposta por Jean Piaget. A teoria proposta por Jean Piaget, chamada de Epistemologia Genética, é a mais conhecida concepção construtivista da formação da inteligência. De acordo com a proposta de Piaget, a criança tem uma forma própria e ativa de raciocinar e aprender ([LOP1996]), construindo sua aprendizagem numa descoberta constante, desafiadora, contextualizadora aos fatos pertencentes a sua realidade. A informática desperta na criança uma grande fascinação. As atividades pedagógicas tornam-se extremamente divertidas e interessantes, principalmente quando a informática é utilizada no processo da alfabetização. A aula torna-se dinâmica, uma vez que a criança tem mais liberdade para expressar sua criatividade, libertando-se dos métodos tradicionais, como o uso de cartilhas. A criança no uso da linguagem, desde cedo contextualiza o saber inerente do meio onde vive. Este protótipo permitirá a livre expressão à criança, na formação das cores, e também através das figuras geométricas a criança poderá ter várias possibilidades de demonstrar sua criatividade através dos desenhos que irá construir.