Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Tatiani Pedrini
Título: Desenvolvimento de um Sistema Transacional para Pequenos Produtores Rurais
 
Introdução:
As transformações estruturais que ocorrem na agropecuária brasileira estão aliadas com o desenvolvimento científico e tecnológico voltado para o setor. A consolidação de um novo referencial em ciência e tecnologia agropecuária apresenta-se como possibilidade de reconstruir um consenso pela noção de competitividade. Neste meio se converte em natural a disputa entre diferentes e entre iguais pelo mesmo espaço, pela mesma atividade, pelo mesmo produto e re-introduz a centralidade do trabalho, porém vinculada à necessidade de eficiência competitiva, pois se observa que o consumidor se torna mais exigente em relação ao custo e a qualidade dos produtos em geral.
Diante desse desenvolvimento tecnológico e da exigência do consumidor, existem dois aspectos importantes no presente trabalho: o setor agropecuário e o avanço tecnológico do mesmo. O primeiro aspecto, a agropecuária, que nada mais é que a fusão entre a agricultura e a pecuária, onde a agricultura trabalha com produtos agrícolas, ou seja, produtos provenientes do plantio e a pecuária trabalha com criação de animais. A agropecuária, segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário (2005 apud LISITA, 2006), detêm uma “...importância fundamental na geração de renda, empregos e principalmente na produção de alimentos...”. O segundo aspecto, a tecnologia crescente, como máquinas para plantio, tratores e outros equipamentos, softwares para os mais diversos controles (plantio, escolha de clima e terra, máquinas). Este cenário é realidade para grandes empresas do setor.
Entretanto, incluso no setor agropecuário, e confrontado com a evolução tecnológica está o produtor rural, que por definição do SEBRAE (2006) “...é a pessoa física - pessoa natural - que explora a terra visando à produção vegetal...”, trabalhando também com a criação de animais. Todavia este possui um negócio e uma renda provenientes de seu trabalho em ambientes naturais, com tradições culturais e formas de organização da produção um pouco simplificada em relação às empresas. Com isso, surge a necessidade de controlar suas atividades administrativas e financeiras, pois justamente por se tratar de áreas de menor proporção, com relação às empresas do setor, os produtores suprem seu sustendo com a monocultura. Por este fato, possuem cultivos de vários produtos em diferentes épocas do ano, podendo aproveitar ao máximo todo o terreno e durante o ano todo. Como não trabalham somente com plantio, necessitam ainda controlar a criação de seus animais e se estes forem destinados à produção (criação de granja para produção de ovos) esta precisa de um controle produtivo.
Neste setor agropecuário, ainda há muitos que desconhecem novas técnicas para produção e administração do mesmo. A ciência e a tecnologia são hoje instrumentos indispensáveis para o desenvolvimento ideal para qualquer país crescer, considerando suas potencialidades para oferecerem alternativas aos padrões de produção e consumo estabelecidos com o avanço tecnológico. Nesse contexto, está presente a necessidade de se estabelecer uma política nacional de ciência e tecnologia destinada à conquista da sobrevivência digna, enfatizando a eliminação da exclusão social e o uso sustentável dos recursos naturais (MAIA, 2000).
É neste momento que a tecnologia da informação é de grande importância, pois vem permitir, de forma rápida e simples, a extração, organização, análise e circulação de informações necessárias ao produtor rural, otimizando assim os resultados e proporcionando também apoio estratégico.
Sendo assim, o Sistema de Informação (SI), mais apropriado para este trabalho é o Sistema de Processo Transacional que de acordo com Falsarella e Chaves (2006) são sistemas operacionais, não integrados, que atendem em geral à área administrativa - financeira e controlam, na maioria das vezes, o fluxo de informações financeiras e processos operacionais, pois incorpora o processo inicial de informatização em qualquer empreendimento, baseando-se fundamentalmente no desenvolvimento e na implantação operacional.
Desta forma, o presente trabalho objetiva o desenvolvimento de um Sistema de Processo Transacional, com a finalidade de acompanhar as atividades realizadas pelos produtores em sua propriedade, juntamente com o controle administrativo - financeiro, tornando assim, os pequenos produtores competitivos no mercado e fazendo com que tenham um controle preciso de seu negócio, podendo avaliá-lo e expandi-lo.