Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Emanoelle Caroline Ropelato
Título: Reconstrução de Uma Aplicação Web Utilizando Padrões
 
Introdução:
A World Wide Web (Web) surgiu em 1990, após a criação da linguagem HyperText Markup Language (HTML), com o intuito de ligar computadores de universidades, para uso acadêmico, mas foi em 1993 que a internet se popularizou, com uso de recursos multimídia. Em 1995 tornou-se comercial no Brasil e desde então é considerada uma das ferramentas principais de trabalho. Com isso, ficou claro que a Web não seria apenas mais um lugar para se \\\\\\\'fazer as mesmas velhas coisas de modo um pouquinho diferente\\\\\\\', segundo Nóbrega (1999). À medida que eram solicitadas novas aplicações, o HTML passou a ser um coadjuvante e deu lugar às linguagens dinâmicas como Perl, Javascript, Active Server Pages (ASP), Hypertext Preprocessor (PHP), entre outras. Iniciaram-se as conexões com banco de dados e utilização da Structured Query Language (SQL). Assim, conforme Conallen (2003, p. 10), “as aplicações Web evoluíram de sites para sistemas Web”. Atualmente, aplicações Web estão mais presentes e seu desenvolvimento representa boa parte da produção das desenvolvedoras de softwares, empresas de publicidade e agências de design, o que acaba proporcionando um ambiente amplo de trabalho e cada empresa adota uma metodologia conivente com seu ambiente de trabalho. Existem duas abordagens básicas no desenvolvimento Web, o ideal artístico e o ideal de engenharia para resolver os problemas do cliente (NIELSEN, 2000, p. 95). A maioria dos projetos é construída a partir da primeira abordagem. O leiaute é aprovado pelo cliente e a aplicação evolui à medida que o HTML é gerado e à medida que a Web Application (WebApp) é implementada. Muitos ainda utilizam esta abordagem por julgarem as WebApp um projeto limitado, imediato, volátil e sem necessidade de uma formalização. Enquanto um projeto é pequeno, pode ser conduzido desta maneira. Hoje é comum deparar-se com grandes aplicações Web, que englobam centenas de objetos, funções, linguagens, classes, dados, textos, integração com outros sistemas e mudanças de versões. Um dos problemas é que as aplicações evoluíram, mas as metodologias aplicadas pelas empresas não. Ainda é utilizada uma abordagem desktop em aplicação Web e às vezes nenhuma metodologia, fazendo com que o desenvolvedor depare-se com um projeto demorado, com custos elevados, códigos inflexíveis, manutenções complicadas e um baixo reaproveitamento das fontes. Para o desenvolvimento deste trabalho foi selecionada uma ferramenta de HelpDesk, já existente e a partir disto foi proposta uma reformulação do sistema utilizando padrões e seguindo o ideal de engenharia.