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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Mayco Andrey Ranghetti
Título: Simulador de Tráfego de Automóveis em Uma Malha Rodoviária: Versão 2.0
 
Introdução:
Quanto mais as cidades crescem, mais o homem quer conforto e comodidade. Para tanto, usa cada vez mais os sistemas de transporte. Esse ciclo vicioso gera cada vez mais problemas no trânsito, pois apesar de estar em constante crescimento, as vias de acesso da cidade não podem simplesmente ser ‘alargadas’. (SILVA, 2005, p. 11). Muitas propostas tentam resolver desconfortos que os usuários de veículos possam ter, citando como exemplo o congestionamento. Há propostas que usam dispositivos em tempo real para analisar o tráfego em uma via urbana (ZANUZ, 2005), sistemas controlados por multiagentes (SILVA, 2005) e outras capazes de prover um trajeto onde o fluxo de veículos seja menor (HOFFEMANN; AEBI; BORTOLETO, 2006), evitando desta forma a incidência de congestionamento de veículos. Uma alternativa proposta em Freire (2004) é um simulador de tráfego de veículos, considerado pelo autor como um sistema útil para o planejamento de malhas rodoviárias. Conforme Freire (2004, p. 13), “para verificação da validade de melhorias propostas numa malha viária antes de sua implantação no mundo real, um simulador de trânsito torna-se útil.” Através do simulador de trânsito pode-se estudar mudanças nas vias, objetivando amenizar congestionamentos e controlar temporização dos semáforos. No protótipo desenvolvido por Freire (2004), os veículos transitam na malha rodoviária de forma robotizada . O usuário define parâmetros iniciais, como a malha rodoviária e quantidade de veículos, e o protótipo simula o fluxo de veículos nas vias. Freire (2004) desenvolveu o protótipo utilizando processos concorrentes, onde para cada veículo circulando na malha, existe um processo (thread) instanciado e todos são executados simultaneamente, de forma concorrente. Os veículos não tem uma rota pré-definida. As mesmas são determinadas aleatoriamente. Na tentativa de se obter resultados precisos e garantir que todas as rotas e cruzamentos sejam testados no protótipo de Freire (2004), propõe-se a criação de um veículo controlado, onde o usuário, através de uma interface de entrada, possa determinar as trajetórias a serem seguidas. Ainda, propõem-se melhorias na interface e uma verificação geral no código fonte será realizada. O trabalho aqui proposto é uma extensão ao trabalho desenvolvido por Freire (2004). O ambiente de programação será o mesmo utilizado em Freire (2004): o Delphi 7 com a biblioteca gráfica OpenGl.