Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Cleiton Eduardo Saturno
Título: Geração de interfaces de usuário a partir de um projeto de telas
 
Introdução:
O crescente aprimoramento das relações de consumo, bem como o aumento exponencial da concorrência na área de desenvolvimento de sistemas remetem a uma reflexão sobre os padrões de qualidade existentes que tangem o processo de desenvolvimento de software. Neste ambiente, a Engenharia de Software faz uso de conceitos amplamente estudados e desenvolvidos, com a finalidade de apoiar e facilitar o processo de desenvolvimento de software, garantindo mais qualidade ao produto final e, por conseguinte, maior satisfação do usuário. Assim como muitas tarefas complexas do mundo real podem ser realizadas com auxílio do computador, a Engenharia de Software não é diferente. Existe no mercado algumas ferramentas que propõem automatizar tarefas desta área, cada qual com suas peculiaridades, porém, todas com o propósito de melhorar a qualidade de software; são as ferramentas de engenharia de software apoiadas por computador (Computer-Aided Software Engineering, CASE). Segundo Pressman (2002, p. 807), “ferramentas CASE auxiliam gerentes e profissionais de engenharia de software em toda a atividade associada ao processo de software”. Por sua vez, Fisher (1990, p. 5) esclarece que “as ferramentas CASE proporcionam impulso porque exploram o processo de projeto e desenvolvimento, geralmente nos estágios iniciais, para depois produzir vantagens de implementação”. Dentre as várias soluções CASE existentes no mercado, uma solução conhecida é o Enterprise Architect (EA), que dá suporte a diversas etapas da engenharia de software. O EA possui, dentre seus diagramas, um recurso que permite ao engenheiro de software criar protótipos de tela de sistema, possibilitando a inclusão de vários controles visuais, tais como button, checkbox, combobox, panel, edit, entre outros. Apesar da versatilidade provida por este recurso, há uma deficiência que pode, por vez, inibir o seu uso: não é possível, a partir deste protótipo desenhado com o EA, gerar automaticamente o código fonte das telas do sistema. Em suma, há um retrabalho por parte da equipe, pois, após modelar as telas do sistema com o uso do EA, é necessário fazer este trabalho novamente na fase de implementação. Diante deste contexto, é com o intuito de preencher esta lacuna deixada pelo EA que este trabalho é desenvolvido. O objetivo é desenvolver um plugin para o EA para a geração automática de código a partir das interfaces de usuário com ele projetadas, com o propósito de reaproveitar de maneira produtiva as telas modeladas com a ferramenta. O desenvolvimento do trabalho na forma de um plugin vem amparado pelo conceito de CASE Integrado (Integrated CASE, I-CASE), que traz a idéia de compartilhamento de informações e recursos entre ferramentas CASE com diferentes propósitos (PRESSMAN, 2002, p. 815). Para prover o compartilhamento das informações entre a aplicação proposta e o EA são usados recursos providos pela tecnologia Component Object Model (COM), que propõe formas transparentes de comunicação entre aplicações que rodam sobre Windows. As características desta tecnologia são devidamente abordadas no capítulo 2.3.