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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Marcos DellAntonio de Souza
Título: GITA: Um Framework para Manipulação de Models 3D em Dispositivos Móveis Utilizando a Plataforma .NET CF 2.0
 
Introdução:
A representação digital de modelos tridimensionais, definidos por Santee (2005, p. 150) como corpos formados por um conjunto de vértices, torna-se mais comum à medida que aumenta a capacidade de processamento dos computadores. Segundo Moore (2005), esta capacidade tende a dobrar a cada dezoito meses. Essa evolução aplica-se também a dispositivos móveis, tais como celulares e PDAs. Segundo Pamplona (2005, p. 16), outras mudanças acontecem paralelamente, tais como a incorporação de uma tela sensível ao toque (touch screen) com resolução maior e colorida e o uso de sistemas operacionais juntamente com linguagens de programação para gerenciar e acessar os recursos dos dispositivos. Quanto ao desenvolvimento, a necessidade de padronização e simplicidade molda um futuro onde toda e qualquer espécie de código será gerenciada por um framework . Os benefícios que acompanham essa tendência são vários: portabilidade, segurança, padronização, reusabilidade, etc. O sistema operacional para dispositivos móveis Windows Mobile (MICROSOFT, 2005c), por exemplo, suporta o .NET Compact Framework 2.0 (MICROSOFT, 2005a). Levando em consideração que alguns celulares e PDAs rodam este sistema operacional, uma aplicação escrita para um modelo de dispositivo rodará, teoricamente, no outro. Tendo em vista esses recursos oferecidos pelos dispositivos móveis em questão, surgiu a idéia de explorá-los através de uma aplicação para a manipulação de modelos 3D. Em outras palavras, o desafio proposto neste trabalho é criar um framework compatível com o .NET CF 2.0 e a biblioteca gráfica MD3DM capaz de manipular modelos 3D em dispositivos móveis. A API MD3DM, que é a biblioteca gráfica da Microsoft para dispositivos móveis, não tem suporte para a carga de modelos 3D a partir de arquivos, o que a deixa muito limitada, pois não é possível ler e renderizar qualquer informação do mundo externo. Portanto, este trabalho é pioneiro no estudo desta biblioteca para renderização de modelos 3D a partir de um formato aberto, como é o Wavefront (O’REILLY & ASSOCIATES INC, 1996).