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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Juliano Walter Brune
Título: Sistema de Gestão Escolar Objeto-Relacional Utilizando Banco de Dados Caché
 
Introdução:
Segundo Tiobe Software (2006), em 2006 as linguagens de programação mais utilizadas no mundo foram: Java, C, C++ e Visual Basic. Entre as quatro linguagens de programação mais utilizadas, três são orientadas a objetos, fazendo com que esse paradigma de programação assumisse o primeiro plano no cenário de desenvolvimento de aplicações. Estas linguagens de programação orientadas a objetos são mais utilizadas devido aos seus ricos modelos de dados e ao suporte a conceitos que melhoram a produtividade, tais como encapsulamento, herança e polimorfismo. Entretanto, uma grande parcela dos dados ainda reside em bancos de dados relacionais, provocando assim um aumento no tempo de desenvolvimento, pois é preciso mapear os dados para que eles possam ser compreendidos e manipulados pela tecnologia orientada a objetos. “As vantagens da tecnologia de objetos são diminuídas quando os objetos de um banco de dados resultantes têm que ser forçados ao modelo relacional bidimensional” (INTERSYSTEMS, 2005b). O modelo relacional suporta uma pequena quantidade de tipos de dados que se mostram adequados para aplicações convencionais. Porém, quando utiliza-se o modelo orientado a objetos para desenvolvimento de aplicações, tem-se a necessidade de um esforço adicional de programação para adaptá-los ao modelo relacional. Os objetos podem ter estruturas complexas fazendo com que se tenha um trabalho a mais de mapeamento objeto-relacional. Segundo Intersystems (2005b), “O uso e a complexidade de aplicações de Tecnologia da Informação (TI) estão explodindo e os sistemas de hoje tem exigências e processos crescentes que superam as capacidades da tecnologia relacional”. Armazenar objetos em um banco de dados relacional é uma tarefa complexa. O modelo relacional não possui os mecanismos necessários para representar características simples do modelo orientado a objeto como a herança e o polimorfismo. Nesse cenário, um banco de dados relacional não traz vantagem. “A escolha de um banco de dados orientado a objeto é a evolução natural” (INTERSYSTEMS, 2002b). Tendo em vista a crescente utilização de linguagens de programação orientada a objetos, propõe-se neste trabalho o desenvolvimento de um SGE, utilizando para seu desenvolvimento a linguagem de programação Visual Basic e a ferramenta Caché Studio, que é uma IDE para desenvolver e depurar aplicações com Caché. Esta ferramenta é disponibilizada pelo próprio servidor de aplicações do Caché. O BDC será utilizado para a persistência de todos os objetos do sistema bem como para a criação das classes. Conforme entrevista com a administração do Colégio Madre Francisca Lampel, observou-se a necessidade de um controle acadêmico que pudesse solucionar os problemas de ordem administrativa e educacional encontradas na instituição. O Colégio possui um sistema de gestão escolar limitado, pois não utiliza banco de dados para persistência dos dados e sim um sistema de arquivos indexados. O sistema atual é desenvolvido na linguagem Cobol. Após uma consultoria realizada na instituição por uma empresa externa, observou-se a necessidade da atualização do SGE por outro que possuísse os requisitos que serão apresentados no capítulo 3.1