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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Wallace Alexandre Perini
Título: Ferramenta Web de Suporte ao Processo de Aquisição de Software e Serviços Correlatos
 
Introdução:
O mercado competitivo e a necessidade de qualidade vêm exigindo de pequenas e grandes empresas um maior acompanhamento no processo de compra de Software e Serviços Correlatos (S&SC) de seus fornecedores. A padronização de processos, a qualidade e a preocupação de garantir que as condições especificadas no início do projeto sejam atendidas, fazem com que empresas busquem os melhores fornecedores, evitando que se adquira um S&SC que não seja adequado às suas necessidades e fazendo que fatores importantes como custo, cronograma e qualidade sejam atendidos. Uma alternativa para controlar as compras de software é utilizar o processo de aquisição. Este processo é relatado em vários modelos e normas de qualidade, entre os quais pode-se citar o modelo de Melhoria de Processo do Software Brasileiro (MPS.BR) e a norma ISO/IEC 12207. O modelo MPS.BR é um programa de melhoria de processo do software brasileiro que tem como intuito satisfazer as necessidades determinadas pelo cliente e como foco principal atingir empresas com diferentes tamanhos e características, públicas e privadas. Espera-se que seja compatível com os padrões de qualidade aceitos internacionalmente. O modelo é composto por alguns documentos de apoio, sendo eles, o guia geral, guia de avaliação e o guia de aquisição (OLIVEIRA; ROUILLER; ROCHA, 2006, p. 5). O guia de aquisição do modelo MPS.BR descreve algumas etapas do processo de aquisição. O processo inicia-se com a preparação da aquisição para estabelecer as necessidades do S&SC, é feita uma seleção dos fornecedores para avaliar suas capacidades, efetua-se a monitoração do fornecedor para que haja um melhor acompanhamento e encerra com a aceitação do S&SC pelo cliente. A norma ISO/IEC 12207 estabelece processos, atividades e tarefas a serem aplicados durante a aquisição, fornecimento, desenvolvimento, operação e manutenção do software. A mesma descreve os processos fundamentais que constituem o processo de aquisição, sendo eles a iniciação, a preparação de pedido de proposta, a preparação e atualização do contrato, o monitoramento do fornecedor, a aceitação e a conclusão (ROCHA; MALDONADO; WEBER, 2001, p. 35-39). Segundo Fagundes (2005), o governo brasileiro, através das linhas orientadoras do governo eletrônico (e-government), está buscando estabelecer modelos que melhorem os atuais procedimentos de aquisição, para uma maior segurança, eficácia e eficiência ao processo. Tentando atender o fluxo de aquisição de software e os serviços correlatos, que abrange desde a necessidade de se adquirir um software até a escolha do melhor fornecedor, surgiu a idéia de desenvolver uma ferramenta via internet. O propósito de desenvolver esta ferramenta foi devido à possibilidade de incluir facilidades de acesso e divulgação de conteúdos, facilitando a monitoração e a comunicação entre cliente e fornecedor. A ferramenta desenvolvida permite utilizar o processo de aquisição via web para formalizar detalhadamente todas as fases deste processo. Um dos intuitos é notificar melhor a necessidade de compra aos fornecedores até a escolha do mesmo e que o processo de aquisição da empresa seja aderente aos padrões de qualidade.