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Abstract
 
 
Acadêmico(a): Alex Seródio Gonçalves
Título:  Geração procedural de terrenos virtuais com aparência natural utilizando gpu 
 
Abstract:
Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta para geração de terrenos virtuais com
aparência natural utilizando o algoritmo diamond-square para gerar o terreno base e algoritmos de erosão
térmica e hidráulica para melhorar o terreno, sendo todos executados em GPU com shaders. Os resultados
alcançados foram avaliados através do tempo de execução dos algoritmos e naturalidade dos terrenos
gerados, analisada através das métricas erosion score e lei de Benford em comparação com terrenos reais.
Tratando-se de performance a ferramenta se mostrou eficiente, com a execução em GPU durando um máximo
de 391 milissegundos no caso da erosão hidráulica. Em relação à naturalidade, os terrenos gerados
alcançaram resultados próximos, mas não com as mesmas características dos terrenos reais analisados,
sendo a erosão hidráulica o que mais se aproximou do esperado. As métricas utilizadas para a análise de
naturalidade se mostraram viáveis, porém estudos mais aprofundados se fazem necessários.