|
Acadêmico(a): Alesson Ricardo Bernardo |
Título: FURB GRAPHS: uma ferramenta web para ensino-aprendizagem de teoria dos grafos |
|
Resumo: |
O presente artigo detalha a reconstrução da ferramenta Furb Graphs (BERNARDES, 2016), em
um ambiente online que viabiliza a aprendizagem de conceitos fundamentais, propriedades e algoritmos de
teoria dos grafos. O projeto se apoia conceitualmente nas versões anteriores, adequando funcionalidades
previamente desenvolvidas e avaliadas ao contexto web através de tecnologias modernas para construção
de Single Page Applications (SPA). A implementação inclui novas funcionalidades como um assistente
virtual que auxilia na compreensão de algoritmos de busca e caminhamento mínimo, material didático da
disciplina de fácil acesso, e visualização dinâmica de propriedades e características de grafos. A
experimentação realizada com estudantes de Ciência da Computação evidencia o potencial de uso da
ferramenta na disciplina de Teoria de Grafos para otimização do tempo despendido em sala de aula, e
como recurso de estudo extraclasse que permite a prática e verificação do conhecimento sobre o tema. |
|
|