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Resumo
 
 
Acadêmico(a): Daniel Streck
Título: Renderizador 3D para aplicações gráficas utilizando Vulkan
 
Resumo:
Neste trabalho é apresentada a implementação de uma biblioteca renderizadora 3D utilizando as APIs Vulkan e OpenGL. O enfoque do trabalho está no estudo exploratório da API Vulkan e seu funcionamento e da comparação de performance e de detalhes de implementação entre as APIs gráficas. Desenvolveu-se uma biblioteca de renderização 3D com um módulo utilizando Vulkan e outro OpenGL, ambos implementando uma mesma interface genérica para garantir que os mesmos testes possam ser realizados de forma similar nas duas APIs. O desenvolvimento da biblioteca é apresentado em detalhes, contendo informações referentes à funcionalidade do Vulkan e OpenGL, com demonstrações do código implementado onde se aplica. Para captação de métricas de performance, três cenários de testes utilizando cada API foram desenvolvidos para efeito de comparação. Ao final conclui-se que a partir dos dados obtidos nos testes desenvolvidos, a utilização da API Vulkan resultou em melhor desempenho nos cenários empregados. Por fim são apresentadas sugestões de extensão deste trabalho