Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Jean Fabio Fuchs
Título: Qualifica: um Método de Desenvolvimento de Algoritmos
 
Conclusão:
O presente trabalho apresentou os fundamentos para a utilização de técnicas de desenvolvimento estruturado de programas na construção de uma ferramenta de apoio ao ensino de desenvolvimento de algoritmos. Como referido no texto, o projeto atual está inserido no contexto de um projeto mais amplo de desenvolvimento de uma ferramenta para ensino de algoritmos que vem sendo desenvolvida pelo prof. Mauro Marcelo Mattos da FURB. Conforme apresentado, a filosofia sobre a qual o sistema foi construído está baseada em dois conceitos principais: (i) uma especificação detalhada do problema por parte do professor e (ii) uma análise detalhada da especificação por parte do aluno. Esta análise detalhada é conduzida pela ferramenta de tal forma que, após verificar todos os elementos da especificação o aluno obtém um pseudocódigo da solução algorítmica do problema a ser desenvolvido. Deve-se destacar uma vez mais que, o objetivo das pesquisas do Prof. Mauro Mattos na área de Informática na Educação é o de desenvolver uma ferramenta que conduza o aluno no processo de descoberta do conhecimento de como desenvolver algoritmos computacionais e não de obter uma ferramenta que construa automaticamente soluções corretas para tais problemas. Desse modo, a ferramenta desenvolvida possui inúmeros recursos que viabilizam no módulo professor a especificação de um problema de introdução à programação e, recursos que possibilitam o aluno a analisar e qualificar todas as informações necessárias para a possível solução do problema, inclusive, o detalhamento de procedimentos a serem realizados em laços de repetição. Além disso, o próprio detalhamento já vai conduzindo o aluno no processo de documentação do código gerado, contribuindo para que o conceito de qualidade de software possa ser trabalhado intuitivamente já nas primeiras fases do processo de aprendizagem.