Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Rangel José Bordin
Título: Protótipo de um Atualizador de Banco de Dados Interbase Utilizando XML
 
Conclusão:
Após o término deste trabalho, concluiu-se que os objetivos foram atingidos. Os arquivos XML foram gerados a partir dos bancos de dados selecionados pelo DBA. Os scripts SQL de alteração foram gerados para domínios, generators, exceptions, e criação de tabelas. Mas bastou para demonstrar a técnica utilizada, sendo que para as outras estruturas o princípio é o mesmo, apenas mudariam as regras de comparação. À partir do arquivo SQL gerado foi possível fazer a atualização automática. Foi efetuada a criação dos documentos XML e posteriormente a comparação entre as estruturas criadas nestes documentos. Pode-se verificar como válida a utilização da linguagem XML para armazenar as estruturas de bases de dados, bem como a comparação entre elas, manipulando os documentos criados. A geração dos scripts de alteração foram feitas para algumas estruturas como generators, domínios. Outras estruturas funcionam de maneira parcial, como as tabelas, que devido a complexidade e quantidade de restrições de integridades referenciais dificultaram o estudo. Foi de grande dificuldade também descobrir os campos necessários (o que cada campo significava) para a atualização na estrutura do banco de dados Interbase, algumas sendo sanadas através do guia de usuário. Outra dificuldade encontrada foi na maneira de manipular o arquivo XML, ainda desconhecidas no princípio, mas de fácil domínio depois da aprendizagem. Foram criados scripts de SQL, estes um pouco dificultosos, mas precisos, que possibilitaram extrair as informações das bases de dados e após este armazenagem no documento XML.
Acredita-se que aplicações possam ser criadas a partir desta. Um exemplo seria um aplicativo que pode utilizar dos arquivos XML gerados para importar as informações do metadados utilizado para um controle de versões. A utilização de uma ferramenta deste porte se tornará viável a empresas que utilizam o banco de dados Interbase e tem suas bases de dados ou de seus clientes alteradas constantemente.
Com este trabalho pode-se ter um melhor entendimento dos objetos que compõe um banco de dados relacional, mas especificamento o Interbase. Sugestões para trabalhos futuros seria criar os scripts de alteração das estruturas não geradas, e criar as rotinas que gerem o arquivo XML, e o script SQL de criação/alteração de views, permitindo atualizar automaticamente.
Quanto às ferramentas utilizadas para fins de implementação, a ferramenta Rational Rose possibilitou a criação do diagrama de casos de usos , assim como o Power Designer mostrando-se eficiente na implementação das demais etapas da metodologia da análise estruturada. O ambiente de programação Delphi deu todos os recursos necessários para a criação e manipulação dos documentos XML.