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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Wagner Moreira Stahnke
Título: Protótipo de Software de Apoio Ao Aprendizado da Linguagem de Programação Lógica Prolog
 
Conclusão:
O presente trabalho permitiu um estudo mais aprofundado da linguagem de progra-mação Prolog, bem como alguns de seus componentes e ferramentas para construção deste protótipo aqui demonstrado. Com o desenvolvimento deste trabalho foi possível compreender melhor o que significa programação lógica e como ela pode ser utilizada como linguagem de programa-ção. O desenvolvimento do protótipo possibilitou o entendimento dos mecanismos utiliza-dos na resolução dos problemas de lógica. O protótipo atendeu aos requisitos propostos inicialmente. Ele demonstra ao usuário em qual estágio e o que está acontecendo com o processamento dos dados pelo Arity Pro-log. Mostrando quais os predicados que estão sendo executados e com quais valores está sendo trabalho, gerando assim em vídeo um dos 4 tipos de saídas conforme já comentado. Utilizando-se de 2 predicados teste onde é concebido uma base de fatos e regras, mais um motor de inferência (parse) onde os dados são classificados de acordo com seu estágio e por último um predicado que mostra na tela o estágio propriamente dito. A ferramenta escolhida para construção do protótipo fez com que o as linhas de có-digo do programa ficassem bem reduzidas pois foi utilizado os recursos do próprio Arity Prolog para validar as informações. Mesmo apesar do protótipo demonstrado ser bem compacto, os objetivos gerais do trabalho foram alcançados. As principais dificuldades encontradas foram: Paradigma da Linguagem, por se tra-tar de uma linguagem de programação com uma concepção de construção diferente de pro-gramas dos ditos tradicionais com o Pascal e C -- Compreensão do funcionamento de de-terminados comandos utilizados.