Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Vitor Fernando Pamplona
Título: Um protótipo de motor de jogos 3D para dispositivos móveis com suporte a especificação Mobile 3D graphics API for J2ME
 
Conclusão:
O presente trabalho apresentou a especicac¸ ˜ao e o desenvolvimento de um motor de jogos 3D em java para celulares com suporte a especicac¸ ˜ao Mobile 3D Graphics API for J2ME. Deniu e implementou um formato de arquivos especial para facilitar a importac¸˜ao de modelos 3D e uma aplicac¸ ˜ao utilit´aria para a convers˜ao de arquivos Wavefront para o formato Mbj. A partir de resultados obtidos em testes realizados em dispositivos reais, pode-se concluir que a tecnologia java pode e deve ser utilizada para construir jogos em dispositivos limitados, embora a preocupac¸ ˜ao com algoritmos velozes seja sempre necess´aria.
Construir aplicac¸ ˜oes com poder de processamento e mem´oria limitada ´e muito diferente de desenvolver aplicac¸ ˜oes normais, para micro-computadores. Enquando que nas aplicac¸ ˜oes desktop existe uma press˜ao por fazer um bom c´odigo, separando em componentes, utilizando todos os recursos da orientac¸ ˜ao a objetos, denindo responsabilidades para cada objeto, implementando design patterns, e tantas outras quest˜oes pertinentes ao desenvolvimento de um bom software, na data de publicac¸ ˜ao deste trabalho o ambiente m´ovel n˜ao permite a utilizac¸˜ao destes recursos visto a sua limitac¸˜ao computacional. ´E prov´avel que, com a evoluc¸˜ao da tecnologia, estes recursos poder˜ao ser utilizados, desde que n˜ao prejudiquem a qualidade gr´aca e a jogabilidade da aplicac¸˜ao a ser criada.
O recurso de desenvolvimento em espiral facilitou, e muito, o trabalho para o autor. As especicac¸ ˜oes iniciais mostraram-se inecazes no ambiente m´ovel e foram mudando com o passar do tempo. Ao nal do trabalho, pouca especicac¸ ˜ao original havia restado, sendo que a grande maioria dela foi modica ou totalmente reescrita.
´E interessante ressaltar que todo o desenvolvimento do trabalho pˆode ser feito com software livre, desde as IDEs de desenvolvimento e sistemas operacionais utilizados, at´e as ferramentas gr´acas de modelagem 3D. Todas as ferramentas utilizadas agradaram e conseguiram realizar seu papel da maneira como descrita em suas documentac¸ ˜oes.
Todos os requisitos deste trabalho foram implementados com sucesso:
a) carregar e desenhar um ambiente virtual a partir de um arquivo de congurac¸ ˜oes;
b) troca de cˆameras no cen´ario;
c) movimentac¸˜ao de personagens no cen´ario;
d) portabilidade;
e) velocidade.
E ainda mais trˆes itens foram especicados e implementados:
a) detecc¸ ˜ao de colis˜ao;
b) modelo de eventos;
c) aumento de velocidade reduzindo o arquivo Obj.
A implementac¸˜ao deste trabalho levantou uma s´erie de perguntas sobre o futuro das tecnologias. Ser´a que estamos vivendo hoje a mesma evoluc¸˜ao j´a vista em tempos passados, quando muitos main-frames foram substitu´dos por computadores pessoais? Ser´a que algum dia os micros pessoais cair˜ao em desuso? Os celulares tem crescido a um ritmo impressionante, e est˜ao a cada dia mais poderosos.
Um exemplo de evoluc¸˜ao r´apida da tecnologia pˆode ser vista no decorrer do desenvolvimento deste trabalho. Enquanto que, no in´cio dos estudos para a confecc¸ ˜ao da proposta, as fabricantes de celulares n˜ao faziam id´eia de quando poderiam lanc¸ar um celular com suporte a especicac¸ ˜ao M3G, ao t´ermino deste trabalho a Nokia lanc¸ou um preview de seu novo aparelho, o Nokia 770 (NOKIA, 2005). Um dispositivo de 14,10 x 7,90 cm, com uma tela touch screen com resoluc¸˜ao de 800x480 e 65 mil cores, acessando a internet por in´umeras maneiras, e com sistema operacional baseado em linux. Este aparelho provavelmente permitir´a aplicac¸ ˜oes VOIP e TV digital, assim como as aplicac¸ ˜oes comuns que rodam em desktops: leitor de e-mails, navegador web, media player, visualizadores de PDF, entre outros.