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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Leandro Augusto Frata Fernandes
Título: Protótipo de Sistema Óptico de Captura do Movimento Humano, sem a Utilização de Marcações Especiais
 
Conclusão:
No decorrer desse trabalho, pôde-se observar alguns aspectos importantes no desenvolvimento de um sistema óptico de captura de movimento humano, sem a utilização de marcações especiais. Dentre esses aspectos é encontrada relevância na qualidade de definição das imagens obtidas pelas câmeras e na qualidade no processamento dessas imagens, para que seja possível a obtenção de resultados coerentes. De forma geral, concordando com os conceitos expostos em Trager (1997), observou-se que um sistema ideal de MoCap atende aos seguintes preceitos: deve ser de fácil configuração e de fácil calibragem; não pode restringir os movimentos do ator; capturar tanto movimentos sutis quanto movimentos amplos do corpo que está sendo monitorado; deve ser preciso quando informa a posição e orientação das articulações e estruturas rígidas, para melhor representar os movimentos; e deve oferecer uma rápida resposta aos movimentos do ator, para que possa ser gerada a captação em tempo real. Analisando os conceitos expostos em Trager (1997) e o objetivo do trabalho de se construir um sistema que a partir de um conjunto de dados, vindos de uma ou mais câmeras de vídeo, identifique e analise o movimento de uma figura humana, com a intenção de reproduzir esse movimento em uma marionete virtual, pôde-se concluir que o presente trabalho tenha atingido em grande parte seu objetivo. Fazendo uma análise crítica dos objetivos do trabalho, observa-se que a operação de capturar os dados vindos dos dispositivos de entrada é efetuada com sucesso e que a API do JMF correspondeu a todas as expectativas, apresentando uma boa documentação e componentes de fácil utilização. Quanto à análise dos dados de entrada, remoção do fundo das cenas e detecção dos objetos em movimento, observa-se que o trabalho atingiu sua meta, fazendo bom uso dos conceitos estatísticos e geométricos estudados. No que diz respeito à análise da silhueta dos objetos em movimento para a identificação de uma figura humana também é observado sucesso, visto que nesse passo é apontada uma solução original deste trabalho. Já na fase de identificação do posicionamento 2D das partes do corpo da figura humana, são observados problemas a serem trabalhados, problemas esses que refletem na não implementação de etapas posteriores como a identificação do posicionamento 3D da partes do corpo da figura humana e animação da marionete virtual. Considerando-se os conceitos expostos em Trager (1997), observa-se que, de modo geral, o sistema implementado apresenta um bom grau de qualidade nos processos. O sistema atende aos quesitos que dizem respeito à fácil configuração, fácil calibragem, não restrição dos movimentos do ator, captura de movimentos sutis e captura de movimentos amplos. No que diz respeito à rápida resposta aos movimentos do ator, o sistema dependerá de uma plataforma ágil de processamento para também atender esse quesito, sendo que os computadores utilizados na fase de teste mostraram-se adequados. Já no quesito de precisão na posição e orientação das articulações e estruturas rijas, o sistema depende da continuidade na implementação das etapas não finalizadas. Uma observação importante a respeito do sistema de MoCap estudado nesse trabalho é que seu propósito não se limita à tarefa de duplicar os movimentos do ator para gerar uma animação digitalizada. Com auxílio de um sistema como esse é possível aplicar os movimentos capturados em situações extremas, onde ocorre risco de vida, ou quando o produto final é uma interface amigável e natural entre o homem e a máquina. É importante ressaltar que, apesar de ser amplamente utilizada para a captura de movimentos humanos, MoCap pode ser utilizada para capturar o movimento de praticamente qualquer objeto existente no nosso mundo.