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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Pedro Sidnei Zanchett
Título: Sistema de Aprendizagem para a Maior Idade SAMI
 
Conclusão:
Enquanto o mundo caminhava a passos largos na difusão da informática, a reserva da informática imposta pelo regime de exceção aos brasileiros alijou uma geração no uso e aprendizagem desta promissora e interativa atividade. Hoje esta geração se inibe diante das novas tecnologias, não sabendo, portanto como transformar um pretenso inimigo em aliado. A informática pode ser encarada com ceticismo e medo pelos idosos. Já que seu advento ceifou empregos tradicionais além da falta no mercado de opções práticas e objetivas de aprendizagem. O preconceito ainda é muito grande, pois acham que aprender e usar o computador são algo quase impossível. Quando na verdade pode existir uma educação voltada à formação de seres que são humanos, e não seres manipulados por uma máquina que o próprio ser humano criou para facilitar e não para destruir. Percebendo esta lacuna, identificou-se um nicho de mercado ainda pouco explorado, ou seja, um sistema como ambiente web de fácil compreensão e aprendizagem para a utilização do computador entre os idosos. Este trabalho visou o desenvolvimento de um Sistema de Aprendizagem para a Maior Idade (SAMI), tendo em vista que hoje em dia não pode-se separar educação de tecnologia e tecnologia de sociedade, bem como a sua utilização auxiliando-os de forma geral a aumentar desde auto-estima até exercitar a mente. Conseqüentemente ter mais condições para se integrar na vida social e visando uma qualidade de vida. Nestes princípios interativos e multidisciplinares que dizem respeito aos objetivos iniciais deste trabalho, foram alcançadas de uma certa forma, transformando o ensino de informática com mais qualidade e aceitação. A implementação do SAMI é comprovado pelo fato de estar integrado na página da PROERC e já possuir alguns números de acessos dos alunos do PROAP e da comunidade local. Os princípios propostos por Rocha (1996), para a criação de ambientes de aprendizagem tiveram grande importância para a implantação do SAMI, visto que permitiu-se a possibilidade dos idosos colocar-se diante da realidade por uma educação, com significado dentro da facilidade de uso, interface, adaptabilidade e documentação. A metodologia de desenvolvimento de Sistemas de Suporte e Tomada de Decisão (SSTD), utilizada no ambiente de aprendizagem especificamente nas provas, proporcionou ao professor uma administração e análise abrangentes. Contribuindo concretamente de maneira clara e objetiva a uma mais rápida e melhor qualidade do ensino e aprendizagem. O motivo de utilizar o servidor de banco de dados MySQL e da linguagem PHP é que são softwares livres. Provendo as últimas informações sobre o produto nos sites ao qual facilitaram na realização deste trabalho. Possibilitou-se uma maior aprendizagem pelo fato que o MySQL e PHP são as características atuais da estrutura do ambiente de aprendizagem na Universidade (Learnloop), mostrando-se eficientes no desenvolvimento de páginas dinâmicas para a web. Já no inicio da profissão como educador, idealizou-se relacionar os recursos estudados às condições de realidade com necessidade do aluno. Através deste trabalho realiza-se uma verdadeira conquista, pois pelo que se observa, existem poucos sistemas de aprendizagem para a Maior Idade na Universidade e isto faz-se a excelência, o melhor na qualidade de ensino de informática no PROAP. A aprendizagem adquirida para o desenvolvimento das provas no ambiente de aprendizagem da Universidade utilizada também no SAMI, engrandeceu o entendimento e capacidade para implementar novos recursos para melhorá-lo nas características, nos aspectos educacionais específicos para a Maior Idade.