Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Douglas Ropelato
Título: Um Estudo de Caso para Implementação de um Protótipo Utilizando Tecnologias de Ambientes Virtuais Distribuídos
 
Conclusão:
Os ambientes virtuais distribuídos apresentam um excelente potencial como um futuro meio de interação pela rede Internet. Isto se deve às formas intuitivas com que se pode navegar, apresentar, compartilhar e interagir com informações apresentadas e criadas. Embora os AVDs apresentem muitas vantagens do ponto de vista de interface, ainda existem algumas limitações técnicas que impedem seu uso em larga escala.
Neste trabalho de conclusão de curso, foram abordadas técnicas de modelagem, bem como formas de interação e seus mecanismos mais comuns de concorrência.
A principal contribuição deste trabalho foi a análise da capacidade da plataforma DIVE de suportar interações concorrentes entre avatares. Concluiu-se que neste ambiente não há funções explícitas para controle de concorrência. O máximo que se consegue é o controle de aura que permite um avatar “focar” em objetos estáticos do mundo, incorporando-os.
A fim de mostrar a viabilidade da análise referenciada acima, foi implementado um protótipo para demonstrar o acesso em interações compartilhadas. Até o momento, não foi encontrado nenhum outro trabalho que tenha tratado desta abordagem explicitamente, bem como uma análise dos critérios de modelagem. Neste trabalho foi abordado um problema bem específico relacionado a AVDs. Contudo a experiência inicial neste assunto, possivelmente poderá ajudar na solução de outros problemas inerentes a área de AVDs.