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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Luiz Angelo Heinzen
Título: Módulo de Raciocínio Baseado em Casos em uma Ferramenta de Apoio ao Ensino de Lógica de Programação
 
Conclusão:
Algumas conclusões são possíveis de serem obtidas ao final do trabalho. Uma destas é, conforme dito em Mattos (2000), que o uso de um módulo RBC é uma técnica valida para ser utilizada em uma ferramenta de apoio ao ensino de Lógica de Programação. Mas como este módulo, ou o sistema (contexto) em que a mesma se encontra inserida ainda não existe e não foi utilizada efetivamente por alunos, não há como medir com mais precisão o quanto esta técnica pode ser útil. A grande vantagem desta técnica, no contexto de nossa aplicação, é permitir que o aluno consiga mais facilmente abstrair os conceitos apresentados pela disciplina. Uma outra conclusão diz respeito aos sistemas de RBC. Sistemas deste tipo, embora muito promissores, não são exatamente simples de serem desenvolvidos. Existem muitas etapas que podem ser consideradas problemáticas. Um erro qualquer em uma destas etapas pode comprometer o funcionamento final do sistema. Uma etapa problemática, em especial, diz respeito ao cálculo de similaridade. Com relação ao módulo desenvolvido, ele cumpriu, com exceção de um, os objetivos para o qual este trabalho havia sido idealizado. A base de casos foi implementada com sucesso, permitindo o armazenamento e a recuperação dos casos. O cálculo da similaridade foi implementado e serve aos propósitos do presente trabalho. A exceção ocorreu em relação ao analisador de textos, que não consegue identificar alguns aspectos a que o sistema, inicialmente, se propunha, constantes, por exemplo. Como mostra o presente trabalho, existem várias modos de se calcular a similaridade entre dois casos. Mas nem sempre a forma escolhida é a mais acertada. Conforme já dito, a primeira maneira que foi cogitada era simples, e parecia a primeira vista, uma maneira simples (e correta) de resolução do problema mas, em uma melhor análise, verificou-se a sua imprecisão. Mesmo métodos de cálculo mais avançados mostraram-se imprecisos. A integração dos módulos RBC e do módulo SE, que resultará em uma ferramenta de apoio ao ensino de Lógica de Programação, através do apresentado aqui, em Mattos (1999) e Mattos (2000) é, do ponto de vista do autor do presente trabalho, uma ferramenta promissora que, se aplicada efetivamente pelos professores da disciplina de Lógica de Programação, fará com que as dificuldades apresentadas pelos alunos sejam mais facilmente resolvidas, tornando o aprendizado do aluno mais fácil e menos problemático.