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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Gilson Klotz
Título: Protótipo de um Sistema de Apoio à Escrita de Redações
 
Conclusão:
O presente trabalho permitiu um aprofundamento do estudo da aplicabilidade e utilização dos sistemas especialistas na área de informática na educação. O protótipo desenvolvido mostrou-se como mais uma forma de auxílio na escrita de redações, fazendo com que, o usuário consiga estruturar seus pensamentos sob a forma de articulações lingüísticas e conseqüentemente venha a obter como resultado uma redação estruturada e coerente com os objetivos pré-fixados para a mesma. Um dos objetivos estipulados para o presente trabalho, que era a construção de uma base de conhecimento, foi atingido, uma vez que, após uma bateria de testes, a base de conhecimentos do protótipo mostrou-se correta, apresentando resultados semelhantes aos indicados por autores especializados no ensino de redação quando submetida aos mesmos exemplos citados por estes. Um fator relevante que permitiu o alcance deste objetivo foi a representação de todo o conhecimento adquirido através de um grafo, de estrutura semelhante a uma rede semântica, que possibilitou uma melhor visualização e compreensão do problema além de ter facilitado em muito, a tradução do conhecimento adquirido para a linguagem alvo, no caso o Object Pascal do ambiente de desenvolvimento Delphi. O Delphi mostrou-se uma ferramenta adequada ao desenvolvimento do sistema, uma vez que permitiu, manipular com uma certa facilidade, grandes quantidades de textos, característica relevante para o desenvolvimento do projeto. O segundo objetivo do presente trabalho, que era o desenvolvimento do presente protótipo que, como resultado final, apresentasse um esboço da redação ao usuário também foi atingido. Embora o protótipo apresente algumas limitações, principalmente no que se refere ao modo como é feita a inferência sobre a base de conhecimentos, pôde-se verificar a viabilidade desta aplicação experimental no apoio ao problema da escrita e estruturação de redações. A solução apresentada no decorrer deste trabalho foi construída de forma estática, onde as regras são fixas e não podem ser modificadas pelo usuário. A inferência sobre as regras pode ser considerada primitiva, uma vez que estas foram declaradas de forma estática, impossibilitando que o sistema possua um mecanismo de aprendizagem e aquisição de conhecimento, características relevantes de um sistema especialista. Portanto, o sistema só poderá ser considerado como um sistema especialista após a implementação de um módulo de raciocínio baseado em casos, que permitirá ao sistema a análise e comparação de cada caso do usuário com os casos armazenados em sua base, resultando em um perfil de caso que será capaz de reconfigurar o sistema especialista, adaptando-o as necessidades do usuário. O sistema passará então a trabalhar com um fator de certeza na busca de uma melhor solução. Observou-se que a solução validada sob a forma de um protótipo no decorrer deste trabalho pode ser destacada uma vez que, permite que o usuário aprenda a pensar sistematicamente, construindo uma solução passo a passo para o seu problema. Assim, após utilizar algumas vezes ao protótipo o usuário passa a assimilar melhor todas as regras e recomendações, adquirindo conhecimento por si só, sendo até capaz de redigir sua redação sem ou com um mínimo de ajuda do protótipo em pouco tempo.