Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Julio Anderson Maas
Título: Gerador de Documentação e apoio a Padronização de Softwares Implementados na Linguagem Progress 4GL
 
Conclusão:
É muito importante que cada empresa tenha um padrão para a codificação de sistemas. Pois com um código-fonte padronizado fica muito mais compreensível, para uma equipe de desenvolvimento que já esteja habituada a este padrão, efetuar atividades de manutenção ou até mesmo consulta.
A ferramenta desenvolvida atende bem a esta questão por oferecer aos desenvolvedores a opção de configurar seu próprio padrão. Ainda é possível escolher fazer a reestruturação do código-fonte ou apenas alertar através da geração de um relatório, sobre as inconsistências encontradas no código-fonte especificado.
A documentação atualizada dos códigos-fonte é outra questão de muita valia para as empresas, pois além de auxiliar a evitar futuros erros decorridos de uma manutenção mal analisada, ainda pode ajudar futuros desenvolvedores a entender melhor o funcionamento do sistema em que irão trabalhar.
Neste caso a ferramenta que foi desenvolvida para este trabalho, auxilia parte deste processo por oferecer a geração de um tipo de documento muito útil, principalmente no processo de manutenção. Pois com a opção de se escolher uma tabela do banco de dados ou um código-fonte a que se deseja efetuar algum tipo de alteração, a ferramenta irá gerar um mapa de dados apresentando todas as transações efetuadas por determinados códigos-fonte em determinadas tabelas.
Desta forma os objetivos do trabalho foram alcançados, visto que ambos os processos estão satisfazendo os requisitos especificados, que seria a reestruturação do código-fonte conforme padrão configurado na própria ferramenta e a geração de documentos que são a relação de códigos-fonte por tabela ou tabelas por código-fonte. Além destes itens a ferramenta ainda dispõe da capacidade de operar em diferentes sistemas operacionais como UNIX e WINDOWS.
Em uma visão geral, pode-se dizer que é uma ferramenta flexível. Visto que além de poder cadastrar diversas configurações de padronização, é possível também cadastrar vários sistemas e relacionar para estes todos os bancos de dados que são conectados e ainda guardar as definições dos últimos processos executados para cada sistema.
A especificação da BNF e a utilização do algoritmo para a geração do código-fonte a partir da BNF especificada, facilitaram muito a implementação, visto que poucos erros foram encontrados no analisador sintático durante a fase de testes.