Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Marcio Carlos Grott
Título: Reutilização de Soluções com Patterns e Frameworks na Camada de Negócio
 
Conclusão:
Através deste trabalho foi possível aprimorar os conceitos referentes à modelagem e programação orientada a objetos e ter uma nova visão dos benefícios obtidos quando se implementa utilizando uma ou mais técnicas de representação do modelo de negócio do software na codificação.
A utilização de uma arquitetura de software em camadas proporciona uma melhor acomodação das funcionalidades na qual o sistema se destina. A modelagem de uma camada de negócios faz com que os bancos de dados livrem-se de tratar informações que não fazem parte do contexto de um banco de dados e na camada de interface libera o desenvolvedor a preocupar-se com o desenho e funcionalidades da interface não poluindo o código da interface com o da camada de negócios. Outro ponto a ser considerado é o baixo acoplamento existente entre as camadas do sistema, pois todas são independentes umas das outras facilitando a modificação, manutenção, reutilização e portabilidade.
A construção de um software modelado em camadas, que tratam exatamente das funcionalidades para a qual são desenvolvidas, aumenta a quantidade de itens que podem ser reutilizados - desde linhas de códigos até a reutilização de toda uma camada através de um componente, que no caso desde trabalho pode-se reutilizar toda a camada de negócio que é responsável pelos cálculos de impostos. Dentro desta camada existem várias formas de reutilização desde as linhas de códigos - como por exemplo os cálculos referentes ao ICMS - à própria modelagem servindo de base para incrementar novos cálculos de impostos, até os padrões implementados e a reutilização da camada como um todo, pois a mesma constitui-se de um framework para cálculos de impostos.
A utilização de padrões de projeto dentro da modelagem e codificação cria micro unidades que podem ser alteradas com pouca ou nenhuma interferência no software. Os padrões selecionados, Singleton, Factory Method, Flyweight e Strategy criam um alto nível de abstração da maneira como será utilizada a implementação do padrão.
Com a modelagem e implementação de cálculos de impostos foi possível utilizar padrões de projetos, que solucionaram desde o problema da não necessidade de criação de várias instâncias de um mesmo objeto, que é único para todo o sistema; até a criação de objetos tendo somente uma classe responsável pela instanciação, tornando-se uma fábrica de objetos; passando pela utilização de um padrão que dita uma estratégia a ser adotada quando há algoritmos muito semelhantes.
A implementação dos padrões resultou na formação de um framework facilitando as tarefas do desenvolvedor e sendo extensível quando houver necessidade de acrescentar novas classes ou implementar novos padrões. Para o desenvolvedor de uma aplicação o funcionamento dos cálculos será totalmente abstraído pelo conhecimento agregado ao framework, fazendo com que o desenvolvedor tenha mais tempo nas tarefas inerentes a aplicação. Outra vantagem apresentada é o baixo acoplamento aliado à facilidade de utilização, pois o framework necessita da implementação de três interfaces IProduto, ICliente e IEstado.
Com o término do trabalho concluiu-se que o mesmo pode ser utilizado por todas as pessoas que venham a necessitar ter o conhecimento da aplicação de padrões e desenvolvimento de frameworks, facilitando a implementação de sistemas mais complexos, presentes cada vez mais no cotidiano de uma empresa de desenvolvimento de sistemas.