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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Fabio Cordova de Sousa
Título: Utilização da Reflexão Computacional para Implementação de um Monitor de Software Orientado a Objetos em Java
 
Conclusão:
Durante este trabalho foram apresentados conceitos e ferramentas que possibilitam implementar sistemas reflexivos. Foi possível destacar as características de modelos e protocolos. Este trabalho pode ser utilizado por pessoas que queiram ter um fundamento básico sobre reflexão computacional. Através do protótipo implementado e do exemplo listado, pode-se perceber que são verdadeiras as vantagens sobre a utilização de reflexão computacional em sistemas orientados a objetos, entre as quais incluem-se o poder e a flexibilidade de modificar o comportamento da linguagem. Em teoria, o modelo reflexivo visa facilitar o trabalho do desenvolvedor, porém o conjunto de modelos teóricos, não é totalmente correspondido na prática. Pôde-se perceber, durante o trabalho, que, devido ao conceito de reflexão computacional ser algo novo, as ferramentas disponíveis não satisfazem de forma completa a teoria descrita. Linguagens de programação não correspondem totalmente aos modelos, e ferramentas, como o Javassist, possuem um conjunto de facilidades e um meta-protocolo que vem a atender de forma restrita algumas necessidades de sistemas reflexivos, como por exemplo a falta de comunicação do objeto para com seu meta-objeto. Outro aspecto que deve ser levado em consideração é em que momento realizar a reflexão, se em tempo de compilação ou em tempo de execução. Utilizou-se neste trabalho o Javassist, uma ferramenta que realiza reflexão em tempo de execução, devido à natureza do protótipo. Embora a utilização do Javassist não seja complicada, o seu aprendizado mostrou-se um tanto quanto custoso, pois o material disponível era escasso. Não foram encontrados exemplos, nem outras fontes para auxiliar na implementação. O material para o auxílio foi encontrado em Chiba (2000). A respeito do protótipo implementado, os objetivos propostos foram parcialmente atingidos, pois não foi possível demonstrar graficamente a execução dos programas. Contudo, ainda pode ser uma ferramenta útil no ensino de Orientação a Objetos, pois permite que a execução de um programa seja acompanhada e sua dinâmica seja melhor compreendida.