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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Ivo Baehr Junior
Título: Protótipo de Sistema para Gerenciamento de Ordens de Serviço Acessando um Banco de Dados Orientado a Objeto e um Banco Dados Relacional
 
Conclusão:
Considerações sobre o Modelo de Dados Relacional do Caché O modelo de dados relacional do Caché consiste basicamente em mapear as estruturas de armazenamento em árvore na forma de tabelas. Esse mapeamento fica armazenado em um dicionário de dados que se responsabiliza por interpretar as solicitações de acesso relacional ao Caché. Um problema sério encontrado no modelo relacional do Caché diz respeito a ferramenta de definição de tabelas do banco. A ferramenta de definição de tabelas, denominada de %msql, possui uma interface caracter desagradável, complexidade conceitual e uma estrutura de help que deixa muito a desejar. Outro problema encontrado diz respeito à interface ODBC do Caché com o Delphi. Vale salientar que este não é um problema do Caché propriamente dito, mas sim do Delphi, que não reconhece algumas construções relacionais do Caché bem como certos constraints de dados e chaves. Considerações sobre o Modelo de Dados Orientado a Objetos do Caché O modelo de dados orientado a objetos do Caché consiste basicamente em mapear as estruturas de armazenamento em árvore na forma de estruturas de classe, armazenando-as no Class Dictionary e manipulando-as através de rotinas geradas a partir da especificação da classe. Uma grande vantagem do modelo de objetos do Caché consiste que, ao se definir um dicionário de Classes, o sistema Caché gera implicitamente um dicionário de dados relacional na forma de tabelas. Dessa forma, de um único processo de definição de dados obtêm-se ambos os modelos de dados, relacional e orientado a objeto. As mesmas estruturas de dados podem ser acessadas por ambos os modelos, concorrentemente, sem problema algum. Outra vantagem do modelo de objetos do Caché diz respeito à ferramenta de definição de classes: o Caché Object Architect. Além de possuir uma interface GUI agradável e ser conceitualmente simples, o Caché Object Architect possui Wizards para agilizar os processos de criação de Classes e Queries. Infelizmente, um problema encontrado no Caché Object Architect diz respeito à falta de uma estrutura de help On-Line. O único problema encontrado com relação ao modelo de objetos do Caché foi a falta de componentes para acesso nativo dos objetos Caché através do Delphi. Existe um componente com essas características, mas ele só pode ser utilizado com Microsoft Visual Basic. A InterSystems já está trabalhando em um componente desse porte para o Delphi, que deve ser disponibilizado nos próximos builds da versão 3.1 do Caché. Considerações sobre a Implementação do Protótipo Os programas do protótipo implementados acessando os dados de maneira relacional foram mais rapidamente desenvolvidos em função da gama de componentes para interface de banco de dados relacionais que o Delphi oferece. Apesar da interface ODBC entre o Delphi e o Caché apresentar alguns problemas, como já citado no item 6.8.1, todo o acesso relacional ao Caché foi realizado através dos componentes de acesso a banco de dados do Delphi. Sem dúvida, os programas do protótipo que acessavam os dados de maneira orientada a objetos tiveram um processo de implementação mais “trabalhoso”. Vale salientar que este trabalho excessivo ocorreu em virtude da falta de componentes para acesso direto dos objetos Caché através do Delphi, o que fez com que esse processo de acesso tivesse que ser totalmente programado na forma de interface com rotinas COS armazenadas no banco. Essa interface foi realizada através do Visual M, um subsistema do sistema Caché que permite a interação entre ferramentas de desenvolvimento (como o Delphi e o Visual Basic) com os dados e rotinas do Caché, possibilitando a criação de um ambiente Cliente/Servidor. O Visual M é composto de duas partes: a) Visual M Server: O Visual M Server é um processo no Caché que habilita e gerencia as conexões requisitadas pelos clientes, tanto remotos quanto locais; b) Visual M Client: O Visual M Client é um componente Active X que deve ser adicionado a uma ferramenta gráfica de desenvolvimento. Ele permite a troca de dados e a execução de comandos COS em um servidor local ou remoto. Em resumo, o acesso aos dados na forma de objetos no protótipo foi realizado através de rotinas escritas em COS, armazenadas no próprio Caché e executadas através do Visual M. Outro ponto que merece destaque na implementação do protótipo diz respeito ao processo de manutenção do mesmo. Apesar do protótipo ter apresentado baixos índices de manutenção, em virtude de não ter sido posto em utilização oficialmente, o processo de manutenção dos programas implementados com os dados sendo acessados de maneira orientada a objetos foi mais fácil. Isso deve-se ao fato dos processos de manipulação dos dados no modelo orientado a objetos estarem concentrados nas próprias classes do modelo. Dessa forma, sabe-se de antemão o local onde provavelmente deverá ser feita a manutenção: no dicionário de classes.