Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Mauricio Bruns
Título: Aplicação da Técnica de Satisfação de Restrições Distribuídas no Sincronismo de Semáforos de uma Malha Viária
 
Conclusão:
Este trabalho apresentou uma possível modelagem para o problema de sincronismo de semáforos viários utilizando a técnica de satisfação de restrições distribuídas. Definiuse cada semáforo como uma variável, sendo que, cada variável poderia assumir os valores verde e vermelho. Sobre os semáforo presentes em um mesmo cruzamento foram aplicadas duas restrições que não são alteradas o passar da execução. Essas restrições garantem que, somente um semáforo no cruzamento receberá o valor verde e que pelo menos um dos semáforos receberá a cor verde. Para que o sincronismo aconteça são usadas restrições dinâmicas, que
são incluídas no problema conforme a necessidade.
O framework DynDCSP, utilizado para desenvolver o protótipo facilitou a implementação do mesmo, pois implementa os algoritmos mais utilizados para solucionar dos problemas de satisfação de restrições. Foram implementadas funcionalidades extras para permitir que fossem encontradas todas as soluções para os problemas, para que fosse possível definir variáveis locais as variáveis do DCSP e para permitir a utilização de restrições dinâmicas.
A utilização da técnica de satisfação de restrições distribuídas apresentouse de maneira interessante, pois não necessita de alterações nos algoritmo para executar problemas diferentes. Bastando apenas redefinir o problema, isto é, suas variáveis, domínios e restrições.