Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Edson Luiz Braz da Silva Júnior
Título: Protótipo de um Sofware para Gerência de Sistemas Baseado no Padrão WBEM Utilizando o WMI
 
Conclusão:
Com o desenvolvimento deste trabalho, através da leitura de diversos artigos, pode-se concluir que a utilização de tecnologias baseadas na arquitetura WEB é uma tendência. Cada vez mais se observa o uso de técnicas e ferramentas voltadas para a WEB no desenvolvimento de aplicações. Isto se tornou uma realidade na área de gerência devido ao surgimento do padrão WBEM.
Este padrão não representa apenas um modelo em que as informações são exibidas num browser, mas também uma forma de reduzir custos e facilitar o gerenciamento. Pôde-se perceber que existem diversas implementações deste padrão, sendo que o WMI, implementação proposta pela Microsoft, mostrou-se muito útil para o gerenciamento de estações que utilizam sistemas operacionais da Microsoft.
Com a utilização do WMI é possível realizar diversas operações de gerenciamento que vão desde a criação de um inventário até instalações de software remotamente. Conforme apresentado no capítulo 3 seção 4, o único inconveniente de sua arquitetura deve-se ao fato da utilização de objetos distribuídos na sua comunicação ao invés do protocolo HTTP. Porém, com a utilização do framework .NET em conjunto com uma aplicação WEB em ASP.NET, pôde-se perceber que é possível desenvolver aplicações de gerência sobre o WMI de forma rápida e com uma interface voltada para a WEB. Portanto as ferramentas utilizadas para a implementação do protótipo se demonstraram adequadas. A utilização da UML para especificação também se demonstrou adequada.
Uma das principais características do gerenciamento é a recepção de notificações de eventos. Neste módulo pode-se concluir que a utilização de uma aplicação WEB como interface de notificação de evento não é uma forma adequada de monitoramento. Como solução para este caso foi sugerida a implementação de uma aplicação, utilizando o framework .NET, sem a interface para WEB, onde as notificações são enviadas via mensagens de endereço eletrônico. Um exemplo de aplicação implementada seguindo este conceito pode ser encontrado no apêndice A.
O protótipo desenvolvido limita-se a mostrar os processos e serviços e não possui rotinas para interação destes com o usuário, como por exemplo, finalizar um processo ou alterar o modo de inicialização de um serviço.
Uma restrição a esta proposta deve-se ao fato de que é possível gerenciar apenas estações que estão rodando o serviço WMI. E este serviço é disponível apenas para ambientes da Microsoft. O protótipo também não pode estar hospedado em um servidor WEB que não seja o IIS, pois é necessário que esteja instalado o framework .NET e este é disponível apenas para sistemas operacionais da Microsoft.
Como contribuições do trabalho pode-se citar:
a) um estudo sobre os conceitos de gerência corporativa;
b) um estudo sobre a gerência corporativa baseada na arquitetura WEB;
c) um estudo sobre o padrão WBEM da DMTF;
d) um estudo sobre o WMI;
e) o desenvolvimento de um protótipo que demonstra na prática o funcionamento da gerência de sistemas através da WEB;
f) a utilização do namespace System.Management e da plataforma .NET no desenvolvimento de aplicações de gerenciamento de sistemas utilizando o WMI;