Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Leonardo Emanuel Pretti
Título: Ferramenta de Suporte a Requisitos de Software Baseado em Princípios da Modelagem Ágil
 
Conclusão:
Este trabalho apresentou uma introdução ao Gerenciamento de Requisitos de software, tendo como enfoque principal o uso de Princípios da Modelagem Ágil. O Gerenciamento de Requisitos envolve a definição de uma política de requisitos (tipos de requisitos, tipos de atributos), controle de requisitos, rastreabilidade e geração de relatórios.
A ferramenta proposta abrange todas essas funcionalidades bem como alguns dos princípios da modelagem ágil atende de forma adequada os princípios de indivíduos e interação em vez de processos e ferramentas, aceitação das mudanças em vez de obediência cega a um plano, focalizar o software, não a documentação e manter tudo simples. De forma parcial atende os princípios de software funcional em vez de extensa
documentação e colaboração com o cliente em vez de renegociação de contrato.
Ainda seguindo a proposta de agilidade, a ferramenta apresenta métodos e interfaces ágeis para facilitar o trabalho de gerentes e modeladores de software, permitindo que o gerente crie templates (padrões) a serem usadas pelos projetos, de modo a padronizar tipos de requisitos disponíveis e também os atributos de cada tipo de requisito.
Outra característica ágil da ferramenta, é o controle feito sobre as alterações nos requisitos do software, permitindo uma análise da evolução dos requisitos, pois possui um controle de todas as alterações efetuadas nos requisitos desde o momento em que estas foram registradas na ferramenta. A análise é feita através do relatório dos requisitos do software, mostrando todas as versões dos requisitos registrados.
Mais uma característica ágil da ferramenta é a apresentação da matriz de rastreabilidade em forma de grade, permitindo a visualização e alteração muito prática nos relacionamentos entre os requisitos.
Em relação às ferramentas existentes no mercado nada de muito especial é acrescentado pela ferramenta proposta. O diferencial está na forma operacional, na qual a ferramenta proposta, permite uma agilidade muito maior para o estabelecimento de templates (padrões) a serem seguidas pelos usuários e no acesso fácil e rápido às funções desejadas pelo usuário da ferramenta.
A ferramenta pode ser usada pra fins didáticos como alternativa prática e acessível para demonstração das atividades básicas do gerenciamento de requisitos numa perspectiva dos princípios da modelagem ágil.