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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Charles Hoppe
Título: Software de Apoio a Manutenção de Sistemas Baseado em Normas de Qualidade
 
Conclusão:
O software especificado e implementado mostrou-se eficaz no auxílio ao processo de manutenção de sistemas, nas etapas de solicitação e análise das pendências, bem como no registro das manutenções do sistema. Este tipo de controle ajuda a equipe de manutenção de sistemas e até mesmo os desenvolvedores de novas aplicações com feedback de problemas passados para auxiliá-los em dificuldades futuras. A norma ISO/IEC 12207 demonstrou ser abrangente no aspecto da manutenção de sistemas, como também apresentou uma estrutura de fácil compreensão. O processo proposto tomou como base a norma ISO/IEC 12207 e ampliou e inseriu novas etapas como o treinamento da equipe e a verificação periódica. O processo proposto auxilia a empresa que tiver uma equipe de manutenção sub-dividida e que muitas vezes não tem contato entre os elementos da equipe. Desta forma o processo criou etapas de registro que possam facilitar consultas. As outras normas estudadas ISO 9000-3 e SPICE foram então utilizadas apenas no comparativo pelo motivo de que todos os seus processos são contemplados pela norma ISO/IEC 12207. O processo proposto não contemplou as etapas de migração e descontinuação do software, previstas na norma ISO/IEC 12207, por tratarem-se de etapas mais complexas e podendo ser alvo de trabalhos futuros. Uma das principais dificuldades deste trabalho foi a definição do processo de manutenção a partir do estudo das normas. Isto porque as normas não são ainda muito difundidas e exigem um conhecimento bom em engenharia de software. O trabalho pode ser usado para o ensino de manutenção de software em disciplinas de engenharia de software. Para trabalhos futuros pode-se sugerir a criação de um software para o controle e auxilio dos testes de sistemas após feita uma manutenção. Além disso, poderia-se estudar a norma específica para manutenção de software (sub-divisão da ISO/IEC 12207).