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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Lucas Carvalho
Título:  CODA: aplicativo móvel de avaliação colaborativa da acessibilidade de ambientes   
 
Conclusão:
Este trabalho de conclusão de curso apresenta o Coda, cujo objetivo geral foi oferecer
uma solução que permita realizar a avaliação da acessibilidade de ambientes públicos e
privados de forma colaborativa e inovadora. Por meio dos feedbacks e avaliações realizadas
pelos usuários na seção 3.4.3 é possível perceber que o objetivo do trabalho foi atingido.
Além disso, foram descritos alguns objetivos específicos que são destacados com detalhes em
seguida.
Com relação ao objetivo específico disponibilizar um aplicativo móvel colaborativo,
permitindo que exista Comunicação, Coordenação e Cooperação com as informações, visando
melhorar a Comunicação de locais com acessibilidade para quem possa interessar, foi
implementado o aplicativo Coda. Utilizando o Modelo 3C de Colaboração foi possível
oferecer a Cooperação por meio da avaliação dos ambientes públicos e privados, classificando
e informando os tipos de serviços acessíveis oferecidos. A Comunicação ocorreu pela
disponibilização da função de perguntas e respostas, na qual os usuários do aplicativo podem
livremente trocar informações sobre os ambientes. A Coordenação é realizada pela
administração dos dados de um ambiente e informação de serviços acessíveis feitos pelos
coordenadores. A Coordenação também ocorre pela possibilidade de o coordenador responder
perguntas representando um local. Os usuários do aplicativo tiveram a Percepção da
Cooperação realizada por eles, assim como da Cooperação realizada por outros usuários.
O objetivo de exemplificar o uso do Design Thinking no desenvolvimento de soluções
no campo da computação, com foco na acessibilidade, foi atendido pela realização de uma
pesquisa com o público-alvo e a facilitação de uma oficina de Design Thinking. A questão da
acessibilidade foi realizada pela análise do perfil dos participantes da oficina e preparação de
material de apoio que respeitasse as necessidades de cada um. Pelo fato deste trabalho ter sido
desenvolvido durante a pandemia do COronaVIrus Disease 2019 (COVID-19), todas as
etapas do processo de Design Thinking sofreram adaptações para serem realizadas de forma
totalmente on-line.
Por fim, o objetivo específico de analisar e avaliar a usabilidade e a experiência de uso
das interfaces desenvolvidas e de suas funcionalidades, pelo Método Relationship of M3C
with User Requirements and Usability and Communicability Assessment in groupware
(RURUCAg), objetivando avaliar de maneira simples a facilidade de uso de acordo com
padrões de usabilidade pelas heurísticas de Nielsen, do Modelo 3C de Colaboração (M3C) e
dos requisitos do aplicativo. A avaliação foi realizada com a elaboração de perguntas baseadas nas heurísticas de Nielsen e requisitos da aplicação. Essa avaliação foi importante
para coletar feedbacks sobre o aplicativo desenvolvido e enumerar possibilidades de
melhorias e extensões. Também foi possível perceber que a avaliação dos usuários foi
positiva em relação ao aplicativo desenvolvido e com isso foi possível comprovar que todos
os objetivos foram alcançados, tanto os específicos como o geral.
A fundamentação teórica baseada nos aplicativos que permitem realizar avaliações de
ambientes, assim como a utilização dos processos de Design Thinking foi essencial para a
compreensão de conceitos e funcionalidades necessários para o aplicativo. A utilização do
Modelo 3C de Colaboração permitiu a implementação dos requisitos funcionais, requisitos
não funcionais e regras de negócio. Por fim, a fundamentação relacionada a usabilidade e o
Método RURUCAg contribuíram para criar a base de conhecimento necessária para aplicação
da avaliação de usabilidade com os usuários especialistas, que são aqueles que utilizaram o
aplicativo antes da avaliação.
Como contribuição tecnológica este trabalho oferece um aplicativo desenvolvido em
Ionic e fundamentado no M3C, disponibilizado para a plataforma Android, mas com
possibilidade de extensão para iPhone OS (iOS) e web. O aplicativo utiliza dos serviços do
Firebase para suprir as necessidades do back-end e dos conceitos do Material Design para a
implementação de interfaces acessíveis no front-end.
A contribuição científica se dá pela utilização do Método RURUCAg, que poderá ser
utilizado em trabalhos que queiram modelar a relação entre os requisitos da aplicação e
práticas consolidadas no design de interface como as heurísticas de Nielsen, bem como
avaliar a usabilidade e a experiência de usuários em sistemas na área da computação. O
trabalho ainda traz a contribuição acadêmica do uso de Design Thinking durante a construção
de aplicações na área da computação.
A contribuição social ocorre ao apoiar a conectividade entre pessoas com o mesmo
interesse e acrescentar as opções de estabelecimentos com serviços acessíveis para quem
interessar. O aplicativo traz valor direto aos usuários permitindo que por meio da interface
seja possível identificar quais locais em sua região possuem serviços adequados para pessoas
com deficiência com diferentes tipos de necessidade. Os estabelecimentos recebem valor
indiretamente por meio da percepção do nível de acessibilidade que seus ambientes fornecem,
permitindo a adequação de seus locais e serviços para atrair diferentes públicos. Além disso, o
trabalho busca ressaltar para a sociedade a importância de desenhar soluções, seja no meio
acadêmico, mercado de trabalho, de lazer, entre outros, que sejam aderentes ao público como
um todo, sem realizar a exclusão de um grupo devido a características pessoais.As dificuldades encontradas no desenvolvimento do trabalho foram percebidas em
diferentes fases. No desenvolvimento, as dificuldades foram a implementação de um
aplicativo com preocupações de acessibilidade, tanto no código quanto no desenho de
interface, e a utilização dos serviços do Firebase e Google Cloud Platform. Nas metodologias
utilizadas, percebeu-se a necessidade de manter atenção para oferecer um conteúdo
minimamente acessível, tanto no Design Thinking quanto no Método RURUCAg. As ações
realizadas para manter o trabalho acessível mostraram-se necessárias para permitir que os
participantes das diferentes etapas estivessem confortáveis. Por meio das avaliações e
feedbacks foi possível identificar melhorias e extensões para o trabalho, que estão
apresentadas a seguir.