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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Adriner Maranho de Andrade
Título:  SMALG PLATFORM: uma plataforma educacional  
 
Conclusão:
De acordo com os resultados obtidos, é notado um potencial da ferramenta para auxiliar no ensino de Ciência
da Computação, em disciplinas como Algoritmos e Estrutura de Dados e Programação. Todos os estudantes
responderam que a ferramenta foi útil para o seu aprendizado. Nos problemas relacionados a Bubble Sort e Lista
Encadeada, por exemplo, 75% (3/4) afirmaram que houve uma grande contribuição para o aprendizado. No problema da
lista dinâmica (Array List), aplicado de maneira mais superficial, 75% (3/4) afirmaram que houve uma contribuição
ainda que não tão significativa. Essa característica aponta indícios de que a maneira que o problema é construído e
aplicado tem um impacto significativo no resultado. Ou seja, a ferramenta de fato se comportaria como um mecanismo
auxiliar e não autodidata. Ambos os professores destacam que os alunos terão dificuldades ao tentarem utilizar a
ferramenta sozinhos. Inclusive apontam que mesmo aplicando em aula deverá haver uma instrução razoável aos
estudantes para auxiliá-los.
A programação escrita demonstrou que pode ser dificultosa para alunos nas fases muito iniciais. Isso porque é
necessária uma familiaridade com JavaScript, trabalhando com conceitos que vão além da etapa inicial como: vetores,
objetos e loops. Apesar disso, a ferramenta flexibiliza a sua aplicação em aula de maneira que o próprio professor pode
montar o seu problema e apresentar aos alunos apenas a representação visual, como uma espécie explicação conceitual.
Um dos professores inclusive apontou que não aplicaria a ferramenta diretamente com os alunos, mas que utilizaria do
recurso visual para auxiliar a explicação. A maneira que a ferramenta trabalhou com a abstração proporcionou tal
liberdade. Ambos os professores ressaltaram que a flexibilidade oferecida é muito boa. Apesar disso, um dos
professores afirma que o processo possui uma dificuldade regular, não sendo tão fácil, nem tão complexa. É entendível
considerando que a criação do problema envolve a compreensão dos conceitos e recursos disponíveis, e a programação
de cenários.
O recurso de visualização, acompanhado pela execução passo a passo, demonstrou ter forte contribuição no
aprendizado. Nas duas declarações espontâneas obtidas pelos estudantes, foi exaltado o recurso da representação visual
e sua contribuição para o entendimento do problema. Porém, alguns ajustes como organizar os elementos
automaticamente e aprimorar o container de elementos primitivos ajudará ainda mais o processo. Outro ponto, é que
durante a criação de um problema, a disponibilização de um editor rico na descrição do problema proporcionou ao
educador a liberdade de incorporar na descrição de um problema, materiais educativos de apoio. Em relação a
usabilidade, existe um período de adaptação. No caso dos estudantes, não é demorado, necessitando conhecer apenas a
linguagem JavaScript e entender o funcionamento e a dinâmica da ferramenta. Para os professores, por sua vez, esse
tempo pode ser um pouco maior, de aproximadamente três dias, considerando que além da execução existe todo o
processo de construção de problemas.
A documentação disponibilizada também apresentou um papel essencial no impulsionamento da ferramenta
durante a aplicação dos testes. Por parte dos alunos, a impacto foi pequeno, pois o nível de complexidade é menor. Mas
no caso dos professores, onde existem mais funcionalidades e conceitos a serem abordados, a disponibilização de
exemplos demonstrando o processo de criação de um problema com gifs, a explicação da visualização e dicas na
utilização apresentaram um papel importante para que o resultado se tornasse utilizável.
Sendo assim, de um modo geral, é possível afirmar que a ferramenta atendeu a boa parte dos objetivos
propostos, proporcionando uma representação visual, execução passo a passo, interatividade por meio da codificação e
possibilidade de produção de material de ensino. Contudo, em relação ao objetivo principal, existem pontos a serem
melhorados para oferecer uma melhor experiência de ensino aos professores e alunos, conforme destacado durante o
trabalho. Além disso, é necessária a aplicação da ferramenta com uma quantidade maior de usuários, preferencialmente
em cenários reais, como durante aulas de Algoritmos e Estruturas de Dados. A amostra coletada é pequena e consegue
apenas destacar indícios e um potencial de utilização da ferramenta, que serão melhormente embasados com uma coleta
de dados maior. Como sugestão de trabalhos de extensão é proposto: criação de um interpretador próprio que transpile
para o modelo de linguagem atual; criação de uma linguagem portugol em cima do interpretador criado; execução passo
a passo em cima do código sendo executado, além da representação visual; implementação de um algoritmo para
organização automática dos elementos visuais; e implementação de um console que permita interação do usuário em
tempo de execução