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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Guilherme Paz Silva
Título: BLUCRAFT: uma plataforma para a criação de jogos de RPG digitais
 
Conclusão:
Esta seção se destina a descrever os testes realizados com a ferramenta. Para validar as funcionalidades da
ferramenta, foi realizada a criação de pequenos jogos de RPG utilizando todos os eventos e funcionalidades de estado
disponibilizados. Os resultados foram satisfatórios do ponto de vista de implementação, visto que a ferramenta Unity se
mostrou útil e capaz de realizar todas as funcionalidades necessárias. A principal utilização da ferramenta Unity foi o
Canvas que se mostrou de grande valia para a criação rápida dos diversos painéis de cadastro necessários para a criação
do editor.
A primeira implementação foi realizada utilizando a arquitetura Entity Component System (ECS); porém, tais
conceitos se mostraram demasiadamente abstratos para a implementação do editor. A solução foi utilizar conceitos mais
brandos e substituir a execução simultânea dos componentes e sistemas por eventos que seriam executados linearmente,
similar ao trabalho correlato RPG Maker. Os eventos criados para a utilização do editor foram satisfatórios e a lógica
disponível com a utilização das variáveis e interruptores é suficiente para um jogo pequeno de RPG. Conceitos
interessantes de serem abordados dentro do projeto são conceitos de itens e batalhas, comuns dentro do gênero de RPG.
Além disso, a movimentação pode ser melhorada utilizando um algoritmo de pathfinding como o A*.
A utilização do editor se tornou mais complexa do que o necessário, levando em conta o leiaute das telas e a
relação dos modelos apresentados. Como os conceitos da seção 3.3 são abstratos, existe uma necessidade de exemplos
práticos para uma boa compreensão do usuário.
Diante dos resultados apresentados, conclui-se que a ferramenta é capaz de criar jogos de RPG utilizando lógicas
de programação visual e customização de mapas. Parte das funcionalidades propostas para o editor foram alcançadas,
ainda que sua usabilidade tenha deixado a desejar do ponto de vista de facilidade de uso. A ferramenta Unity se mostrou
poderosa, embora burocrática em alguns pontos (ver seção 4.1) e a biblioteca SimpleJSON.NET foi de grande valia para
as rotinas de persistência e abstraiu muito da manipulação dos arquivos JSON.
As possíveis extensões propostas para seguir a implementação são: a) adicionar novos eventos para lógicas mais
complexas ou funcionalidades visuais; b) implementar uma lógica de pathfinding como A* para a movimentação de
entidades; c) adicionar o conceito de itens conforme usado normalmente no gênero RPG; d) implementar batalhas
conforme usado normalmente no gênero RPG.