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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Ricardo Felipe Hille
Título: Find a part: peças automotivas online
 
Conclusão:
Neste trabalho foi apresentado o desenvolvimento de uma aplicação web visando
facilitar a busca, compra e venda de peças em autopeças. É possível afirmar que os objetivos
específicos foram alcançados. O primeiro objetivo que era disponibilizar interface para
interação entre comprador e empresas de autopeças foi alcançado a partir das rotinas de envio
e recebimento de mensagens, o cadastro de comentários sobre a negociação e ainda a
negociação de um melhor dia para a retirada da peça.
O desenvolvimento da tela inicial do sistema, tela responsável pela realização de
buscar as peças nas autopeças, junto do teste de desempenho realizado pelas ferramentas
PageSpeed e Lighthouse Report contemplam o segundo objetivo, o qual disponibilizar ao
usuário interface para realização de busca prática e rápida da peça desejada.
O terceiro objetivo que era disponibilizar componentes de colaboração entre os
usuários do sistema também foi alcançado, pois a partir das componentes que permitem a
interação entre comprador e empresa, foram aplicados conceitos de colaboração, como:
comunicação, coordenação e cooperação. Desse modo, o coordenador da ação pode ser
considerado o usuário da autopeça que informará para o usuário comprador se poderá retirar a
peça no horário agendado ou terá que reagendar horário. A comunicação é feita por meio de
troca de mensagens assíncronas. Por fim, a cooperação envolve toda a troca de mensagens e a
negociação na compra da peça. Outra forma de cooperação é do usuário comprador para com
os outros usuários, pois pode comentar nas peças de modo que outros usuários saibam a
respeito da qualidade daquela autopeça. Em todas essas componentes de colaboração, cuidouse para se tratar da percepção da colaboração, apresentando se recebeu novas mensagens,
quem enviou e quando enviou.
Por fim, o quarto objetivo específico de trazer mais segurança no comércio de peças,
foi atingindo através do histórico de pedidos, onde é registrado com quem, quando e quanto
foi pago pelo usuário, junto do chat é possível identificar como ocorreu toda a negociação e
ainda por meio das avaliações realizadas com o usuário. Isso porque com o resultado da
avaliação de usabilidade, foi concluído que o sistema apresenta uma interface com poucos
problemas de usabilidade e que as pessoas gostarão de utilizá-lo e ainda não precisariam de
uma curva de aprendizado ou um técnico para ensinar a utilizar o mesmo.
Dessa forma, com os objetivos específicos alcançados, tem-se que o objetivo geral de
disponibilizar uma aplicação web que facilite a busca por serviços e produtos em autopeças
também foi alcançado.
O sistema foi desenvolvido como um todo, utilizando linguagem PHP e framework
LARAVEL, junto de armazenamento de informação via banco de dados MySQL, na qual foi
necessária uma curva de aprendizado pela não utilização da linguagem no cotidiano. Para
auxiliar na codificação foi utilizado o editor Visual Studio Code.
Os testes do sistema para obter as respostas dos questionários de usabilidade foram
possíveis graças ao provedor americano DigitalOcean onde o sistema está hospedado. Tal
hospedagem foi necessária para melhorar a coleta de avaliações, sem necessidade de
deslocamento físico até os entrevistados.
Como contribuição social, o desenvolvimento deste trabalho almeja que os usuários
disponham de uma plataforma em que possam encontrar peças de forma mais rápida e por um
preço mais acessível e ainda as vender de forma fácil, melhorando a visibilidade de seu
estoque. Dessa forma, o sistema não tem a visibilidade apenas no usuário final, mas também
no usuário consumidor, como é o caso das autopeças, servindo de intermediação para a
melhoria nas negociações entre ambas as partes.
Como contribuição científica, este trabalho compartilha as avaliações realizadas sendo
uma a partir de um questionário de usabilidade consolidado, o SUS, e outra a partir de uma
ferramentas de desempenho da Google, Page Speed e Lighthouse Report. Com o uso desses
recursos, pode-se avaliar a usabilidade de um sistema e seu desempenho.
Como limitações do sistema, tem-se que o sistema não possui troca de mensagens
síncronas, de modo que é necessário que o usuário atualize a página de mensagens para
receber as novas mensagens. Ainda, por ser uma aplicação web, é necessário possuir conexão
com a internet para consultar peças e realizar as demais ações.