Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Lucas Amaral
Título: TEACHUB: APLICATIVO PARA GESTÃO DE AULAS PARTICULARES
 
Conclusão:
O aplicativo desenvolvido neste trabalho foi projetado para atender professores e alunos no âmbito de melhorar e otimizar a gestão de aulas particulares e engajar a comunicação e interação entre eles. Conforme os objetivos do trabalho, pode-se afirmar que o primeiro objetivo específico fornecer suporte à interação e colaboração entre alunos e professor foi alcançado. Isso pode ser afirmado pois através de testes com alunos de duas turmas da professora orientadora foi concluído que o aplicativo consegue gerir aulas particulares de forma simples e satisfatória, além de conseguir estimular a colaboração entre alunos e professores. A arquitetura adotada para o trabalho desenvolvido foi importante pois alcançou o segundo objetivo específico referente a disponibilizar um Web Service responsável pelas regras de negócio do aplicativo, de modo que possa ser integrado com qualquer aplicativo de ensino. Mesmo não sendo feita nenhuma integração com outros sistemas, pode-se dizer que como o módulo servidor e o front-end do aplicativo são aplicações totalmente separadas e se comunicam através do Web Service é possível realizar uma integração de forma simples. As ferramentas utilizadas no desenvolvimento provaram ser úteis e ágeis para criação de um aplicativo web responsivo e móvel com uma mesma base de código. Além disso, foi possível utilizar uma mesma linguagem tanto no módulo servidor, quanto no front-end do aplicativo, aumentando a produtividade e diminuindo a curva de aprendizagem. Os frameworks VueJS e Quasar auxiliaram no desenvolvimento do front-end do aplicativo, uma vez que o autor já possuía um conhecimento intermediário sobre o framework VueJS. O aplicativo também se provou um forte aliado na busca de colaboração e engajamento entre os professores e alunos. A pesquisa realizada no trabalho torna evidente a afirmação anterior, uma vez que a grande maioria dos participantes achou as funcionalidades intuitivas e claras. Além de se referirem ao aplicativo com um bom potencial para ser uma ferramenta complementar ao ensino. Com relação aos pilares da colaboração, o aplicativo demonstra coordenação através da gestão das aulas, alunos, horários e avaliações; comunicação através dos chats privados e em grupo; e a cooperação através do mural de publicações e comentários. Através da pesquisa, pode-se perceber que o aplicativo possui algumas funcionalidades faltando. Essas funcionalidades foram identificadas através das sugestões de melhoria e evolução capturados pelo questionário. A mais nítida entre os comentários é a construção de interfaces diferentes dependendo do dispositivo utilizado pelo usuário. Em alguns casos, as telas do aplicativo funcionam muito bem para dispositivos móveis, mas deixam a desejar quando são utilizadas em navegadores desktop. Alguns detalhes sobre design e posicionamento de componentes de telas também foram observados pelos participantes da pesquisa, além de pequenas falhas na padronização das telas. Na grande maioria das telas o botão de salvar/adicionar, por exemplo, estava no canto superior direito e em uma minoria estava no canto inferior direito