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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Fredy Schlag
Título: MONITORAMENTO DA AGRESSIVIDADE NA DIREÇÃO DE CAMINHÕES ATRAVÉS DE ACELERÔMETRO E GPS
 
Conclusão:
NCLUSÕES O trabalho desenvolvido atendeu o objetivo de realizar o monitoramento da agressividade do motorista de caminhão, monitorando a velocidade e inclinação do veículo. A utilização do ESP8266 demonstrou um ótimo desempenho na coleta de dados do GPS (SIM808) e do MPU6050. O sistema de arquivos de 4MB e a frequência de processamento de 160MHz se destacam em relação a outros microcontroladores da mesma faixa de preço. As notificações geradas pelo protótipo mostraram-se assertivas, porém, há casos em que o motorista precise realizar uma manobra arriscada para evitar um acidente. Desta maneira, as notificações de inclinação devem ser avaliadas pelo usuário responsável pelo caminhão. Se as manobras arriscadas se repetem em um curto espaço de tempo, o usuário pode concluir que o motorista está dirigindo de forma agressiva. A notificação de velocidade é mais assertiva, pois dificilmente haverá justificava para excesso de velocidade. A notificação de tombamento também é assertiva, quando o dispositivo não é danificado e há sinal de GSM. Por meio desta notificação o usuário toma conhecimento rapidamente do acidente, quando ocorre um tombamento, é possível avaliar a velocidade anterior do caminhão, desta maneira o usuário pode concluir se o motorista estava dirigindo de forma agressiva. O framework Spark apresentou um ótimo desempenho para tratar as requisições do servidor Web. A configuração do framework consiste em apenas duas variáveis de ambiente, uma para definir a porta HTTP e outra para definir a URL JDBC do banco de dados, desta maneira, foi possível executar a aplicação na nuvem da Heroku como também executar local. A Heroku também disponibiliza um aplicativo para leitura de logs da aplicação, estes logs auxiliaram na identificação de problemas do dispositivo, estes logs também são utilizados para identificar os tempos das requisições e principais informações da mesma. As ferramentas utilizadas para a especificação e desenvolvimento do protótipo atenderam todas as necessidades. A utilização da nuvem da Heroku para o servidor Web e banco de dados PostgreSQL teve um ótimo desempenho a um preço acessível. O custo total do protótipo também ficou acessível em relação a rastreadores veiculares. Sendo que a substituição de módulos pode ser realizada com pequenas alterações no código fonte. A principal vantagem do dispositivo é que não depende de rede Wi-Fi, pois utiliza a rede GSM para o envio dos dados, porém, isto impacta em custo para manter um plano de dados. O dispositivo também há algumas limitações, pois o mesmo não detecta a parada do caminhão, desta maneira os dados são enviados mesmo com o caminhão parado ou desligado.