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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Marcus Otávio Rocha
Título: FURB-MOBILE: SISTEMA MÓVEL MULTIPLATAFORMA PARA NAVEGAÇÃO EM ROTAS INTERNAS
 
Conclusão:
O objetivo de desenvolver um aplicativo para dispositivo móvel que possibilitasse a apresentação de uma rota virtual para auxiliar a movimentação do usuário no mundo real foi atendido. Porém, dentre os objetivos específicos foi citado o uso do georreferenciamento para apresentar a localização do usuário, neste caso, embora o aplicativo consiga apresentar ao usuário em qual bloco da universidade o mesmo se encontra, ou seja, alcançando de forma macro o objetivo, ainda assim, existia a intensão de trabalhar de maneira aprimorada com esse sistema para apresentar ao usuário sua posição real em relação ao mapa interno dos blocos, ou ao menos, o local mais próximo de sua posição, superando assim as expectativas com este trabalho. Este por sua vez, não foi alcançado devido a questões de tempo e esforço de desenvolvimento para que todas as premissas necessárias fossem atendidas, dessa forma, este objetivo, não explicitado no trabalho, fica como uma sugestão para futuros trabalhos. O desenvolvimento das aplicações, com exceção do esforço considerável de especificação, codificação e testes, não apresentou grandes problemas, uma vez que as ferramentas utilizadas se mostraram estáveis e de fácil utilização. As documentações foram encontradas de forma simples e apresentaram um bom conteúdo, permitindo que todas as dúvidas que vinham a ocorrer, fossem sanadas rapidamente. Um ponto interessante deste trabalho foi a utilização de tecnologias web (HTML, CSS e Javascript) juntamente com a biblioteca AngularJS, para construção da maioria dos controles da aplicação, assim como, todas as requisições ao servidor de informações. Estas tecnologias se mostram extremamente eficazes para desenvolvimento do aplicativo, juntamente com a IDE VSCode que auxiliou na codificação, por apresentarem funções e estruturas que abstraíram toda a parte repetitiva durante a criação de aplicativos, permitindo ao desenvolvedor, focar naquilo que realmente importa, ou seja, a solução para o usuário final. Outro ponto importante deste trabalho, foi a utilização da biblioteca gráfica Three.JS para construção do ambiente gráfico responsável pela apresentação dos mapas, pela edição e apresentação das rotas, entre outras. Mas o recurso oferecido pela biblioteca de maior impacto neste trabalho, foi a possibilidade da importação e apresentação de plantas baixas armazenadas em arquivos no formato OBJ. Este recurso, que acabou se tornando uma funcionalidade das aplicações, reduz significativamente o esforço de trabalho no momento da construção dos mapas. Por fim, constatou-se que a decisão pela construção de uma solução própria para gerenciamento dos mapas se mostrou eficaz em todos os sentidos, por permitir total domínio da aplicação e controle de suas informações. Embora a construção de toda a solução exigiu um esforço de trabalho significativo, e dessa forma, devido ao tempo se esgotar, algumas funcionalidades que seriam interessantes não foram construídas, e ficam como sugestões para os futuros trabalhos.