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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Luiz Henrique Bernardes
Título: FURB GRAPHS: UMA FERRAMENTA DE APOIO AO APRENDIZADO PARA A DISCIPLINA DE TEORIA DOS GRAFOS
 
Conclusão:
Este trabalho propôs a adaptação da aplicação FURB Graphs de Borba (2014) de tal forma que se tornasse uma ferramenta de apoio ao ensino para a disciplina de grafos. O foco deste trabalho foi de alterar as rotinas que foram desenvolvidas no trabalho de Borba (2014), que permitiam uma execução e resultados técnicos, com intuito de tornar possível o aprendizado sobre o funcionamento, lógica e uma melhor compreensão dos algoritmos BFS, DFS e Dijkstra. Para o desenvolvimento desta ferramenta, foi mantido a implementação em Java no ambiente de desenvolvimento Eclipse Mars 1. Durante o desenvolvimento foram encontrados alguns problemas somente em relação a utilização da linguagem Java por falta de contato constante com a tecnologia. Baseando-se nos testes e as respostas obtidas nos questionários, pode-se avaliar que os resultados alcançados foram satisfatórios. A ferramenta atingiu o objetivo de fazer com que o usuário consiga compreender o funcionamento dos algoritmos BFS, DFS e Dijkstra de tal forma que este possa fazer relações com possíveis aplicações reais e que possa explicar os passos do algoritmo. A utilização das cores simbolizando cada passo, estado e processamento do algoritmo facilitou para que o usuário compreendesse os passos avançados de forma visual e interativa, onde ele escolhe quando avançar ou retroceder cada passo, permitindo a compreensão de cada passo no seu próprio tempo, analisando as informações do log de execução, relacionando as cores e o pseudocódigo. Desta forma permitindo que usuários sem muito conhecimento na área de computação ou com nível de abstração diferenciado também possam compreender com mais facilidade os algoritmos. Uma limitação foi encontrada durante o desenvolvimento. Esta refere-se ao procedimento de retroceder um passo de cada vez durante a navegação no algoritmo de Dijkstra. Para este processo inicialmente foi adotada uma estratégia complexa que não se mostrou eficaz na execução da funcionalidade proposta e acabou por consumir mais tempo do que o esperado, portanto este item não foi concluído. Desta forma a navegação através do algoritmo de Dijkstra ainda manteve o seu objetivo, pois foi possível avançar passos e retornar todos os passos de uma só vez, permitindo ainda que os usuários retornassem sempre que necessário para reiniciar a navegação, com a única diferença de não ser possível o retrocesso passo a passo. É possível concluir que este trabalho se tornou mais uma alternativa de ferramenta auxiliar para ensino de teoria dos grafos, quanto as temáticas de busca e caminhamento em grafos, abordando os algoritmos BFS, DFS e Dijkstra de forma visual e interativa. Por fim, este trabalho pode servir como base para futuros trabalhos e pesquisas em relação à ensino e melhoria da abstração de algoritmos complexos e fundamentais para computação