Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Paulo Ricardo de Mello
Título: Ferramenta geradora de registros DNS para redes IPV6
 
Conclusão:
O esgotamento dos endereços IPv4 está levando os administradores de rede a se adaptar aos novos ambientes com endereçamento IPv6. Com novas tecnologias novas formas de trabalho são aderidas, como no caso dos endereços IPv6. O esgotamento de endereços não é mais o problema, mas questões como memorização do endereço e organização da rede, tornam-se um pouco mais delicadas e não podem afetar a rotina dos usuários dependentes dos serviços que dependem deste ambiente IPv6.
Este trabalho apresentou uma ferramenta para auxiliar o administrador de rede a manipular zonas DNS que utilizam endereços IPv6, facilitando a criação de nomes para melhor memorização e auxílio na comunicação com o usuário final.
A biblioteca Java IPv6 Library provou ser eficaz na manipulação de endereços, máscaras de rede e pools de endereços IPv6, auxiliando na validação dos endereços informados e na montagem das nomenclaturas definidas pelo administrador de rede.
Os valores informados na ferramenta foram exportados para um arquivo texto, que está no padrão definido na RFC1035 (1987) da IETF e pode ser importado para um servidor DNS previamente configurado. O usuário pode definir nomenclaturas com base em contagem numérica ou com partes do endereço IPv6 delimitadas pelo “:” (dois-pontos), tornando o nome do endereço mais amigável e de fácil memorização.
Pode-se dizer que o resultado obtido da implementação atendeu aos requisitos previamente formulados e a biblioteca utilizada mostrou-se eficaz em relação ao que delas se esperava.
Por fim, a implementação deste trabalho utilizou uma abordagem inspirada nos trabalhos correlatos. No entanto, existem diferenças em relação a elas. Uma das principais diferenças é a geração de nomenclaturas, que auxilia o administrador de rede a economizar esforço para escrever endereços IPv6 e permite definir nomenclaturas amigáveis para uso no dia-a-dia.