Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Júlio César dos Santos
Título: VISEDU: APLICATIVO DE REALIDADE AUMENTADA USANDO OBJETOS INTERATIVOS
 
Conclusão:
O presente trabalho apresentou a criação de um aplicativo de Realidade Aumentada com objetos interativos para a plataforma Android. O aplicativo seguiu as propriedades definidas por Azuma (1997) para a existência da RA, as quais são descritas na seção 2.2.
Os objetivos deste trabalho foram definir um mundo virtual 3D usando um mapa como marcador, utilizar um joystick virtual para interagir com os objetos deste mundo e disponibilizar um retorno visual da colisão e movimentação dos objetos. Para alcançar os objetivos do trabalho, foi utilizada a plataforma de desenvolvimento de jogos e aplicativos Unity 3D em conjunto com a biblioteca Vuforia, a qual disponibilizou os recursos necessários para a implementação da RA do aplicativo. A combinação do Unity com Vuforia pode ser considerada adequada, pois forneceu os recursos para a implementação do trabalho.
Ao utilizar em conjunto Unity com Vuforia, foi possível utilizar a imagem de um mapa para a geração de objetos 3D através da câmera de um dispositivo. O Unity possibilitou a utilização de um joystick virtual para a interatividade do usuário com um carro virtual e os demais objetos gerados, tendo como retorno visual, duas barras dinâmicas que tinham sua largura decrementada ou incrementada conforme movimento do carro e colisão com os demais objetos virtuais.
Os objetivos propostos foram atingidos. Com isto, nota-se que inicialmente foram definidos três cenários para o ambiente de simulação (cenário simples de trânsito) os quais definiam a forma que o usuário iria interagir com o cenário. Os três cenários foram desenvolvidos, porém apenas um dos cenários foi mantido para o aplicativo. No primeiro cenário, o usuário utilizaria um marcador para movimentar e interagir um carro no mundo virtual 3D. No segundo cenário, o usuário utilizaria um marcador colado em cima de um carro de brinquedo real para movimentação e interação no mundo virtual 3D. Estes cenários não foram mantidos devido a dificuldades na movimentação dos marcadores no mundo virtual e visualização no aplicativo. O último cenário o qual foi mantido no aplicativo, utilizou um joystick virtual para a movimentação do carro no mundo virtual 3D e consequentemente interagir com os demais objetos.
Por fim, o trabalho se mostrou de grande valia, pois, gerou um aplicativo que poderá ser estendido para outros cenários que utilizem RA como foco do aplicativo. O trabalho também poderá ser incrementado para a utilização no ensino e na aprendizagem sobre a educação no trânsito através da RA e da interatividade proporcionada. Por ter sido desenvolvido com a utilização do Unity e do Vuforia, destaca-se a facilidade em gerar o aplicativo para outras plataformas, por exemplo, o iOS. Com base no estudo realizado pelo trabalho, outros da mesma área poderão ser criados, com base nas técnicas apresentadas.