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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Rodrigo Peter
Título: Protótipo de um Ambiente 3D para Jogos, Utilizando a Engine Crystal Space com Directx e Linguaguem C++
 
Conclusão:
Durante a elaboração deste trabalho, foram identificados vários pontos cruciais para a construção de um ambiente 3D com a engine Crystal Space, desde os requisitos até ao funcionamento da mesma. Atenção especial deve ser dada ao fato de o CS estar em constante evolução e que não há garantias de seu funcionamento. Não há versões totalmente estáveis. Optou-se por utilizar a versão 094_r002 do CS, pelo fato de ser a primeira versão que foi possível compilar na máquina utilizada. Um dos pontos mais positivos do Crystal Space é a sua documentação. Foi baseado nesta documentação (redigida por vários colaboradores no mundo todo) encontrada em Crystal Space (2000?b), que foi possível um entendimento da engine, do seu funcionamento e todos os detalhes para compilação da mesma. Existe também uma ótima documentação de diversas classes e seus respectivos métodos e tutoriais que demonstram um passo-a-passo do código de algumas aplicações que fazem parte do CS, em uma linguagem muito natural e direta. A máquina utilizada para a construção do protótipo não possuía hardware de aceleração gráfica, item exigido pela documentação da engine e que não impossibilitou o seu funcionamento. A utilização do Microsoft Visual C++ 6.0 (que é recomendada como “preferência” pela documentação existente do Crystal Space), mostrou-se uma opção favorável, pois todo o código da engine CS está estruturado dentro de vários projetos do Visual C++ e estes projetos dentro de uma WorkSpace (arquivo .dsw). Com isto, foi possível a utilização deste código sem a necessidade de qualquer alteração nos mesmos. Uma das dificuldades encontradas, foi no momento da compilação do CS. Gastou-se precioso tempo até ser possível a compilação de exemplos que acompanham o CS. Deve-se tomar certo cuidado com aplicações que executam em background, como o Norton Antivírus por exemplo, que impedia a criação das bibliotecas do CS e acarretavam no “travamento” do sistema operacional. Nas documentações encontradas, não havia nenhuma observação sobre este fato. Já quanto à utilização da engine com o DirectX, pôde-se observar que somente são utilizados alguns arquivos (.dll) do mesmo, onde não foi observado o local exato onde é feita a chamada a estes arquivos. Tendo-se o conhecimento dos principais aspectos referentes à engine Crystal Space, foi possível a construção do protótipo alcançando os objetivos desse trabalho, gerando o ambiente tridimensional com “efeitos” e locomoção neste ambiente em visão de primeira pessoa.