Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Júlio César Batista
Título: SIGNA: UMA APLICAÇÃO PARA ENSINO-APRENDIZAGEM DA LIBRAS
 
Conclusão:
Esse trabalho apresentou o desenvolvimento de uma aplicação para ensino-aprendizagem de LIBRAS utilizando o dispositivo Leap Motion e os algoritmos de classificação SVM e HMM tendo como principais objetivos o reconhecimento de sinais estáticos e dinâmicos de LIBRAS.
A aplicação foi implementada em uma arquitetura cliente-servidor. A camada cliente foi desenvolvida utilizando as linguagens HTML, CSS e Javascript utilizando as bibliotecas LeapJS e ThreeJS para captura de dados do Leap Motion e apresentação de modelos 3D. A camada servidor foi implementada com a linguagem C# utilizando o framework Accord.NET para efetuar a classificação com SVMs e HMMs.
Os resultados obtidos a partir dos testes realizados com os algoritmos se mostraram satisfatórios, com aproximadamente 86% de precisão para classificação de sinais estáticos e dinâmicos mesmo utilizando uma base de amostras pequena. Além do bom desempenho para classificação, a SVM demonstrou que pode ser utilizada para classificação em tempo real demorando menos de 1 ms para classificar um sinal. O HMM apresentou resultados que também permitem a utilização em tempo real, demorando menos de 5 ms para classificar um sinal.
Os resultados obtidos a partir de testes com usuários também mostraram-se satisfatórios com um total de 96,3% de usuário que acham que a aplicação serve para o auxílio do ensino-aprendizagem de LIBRAS. Também é possível citar que 100% dos usuários acham a aplicação fácil de usar.
A principal limitação da aplicação é não utilizar todos os parâmetros de LIBRAS para classificação, destacando que não é possível classificar sinais que usem expressões faciais. Outra limitação é a localidade do sinal, porque não foi utilizado nenhum parâmetro de posição para efetuar o reconhecimento de um sinal. Também é possível citar que alguns sinais não podem ser detectados pelo Leap Motion, o que acaba limitando a quantidade de sinais que podem ser disponibilizados para aprendizado.
A partir da aplicação desenvolvida foram apresentadas técnicas e ferramentas que podem servir para o desenvolvimento de novas aplicações. Também foi desenvolvida uma API web que pode ser utilizada para classificação de sinais de LIBRAS permitindo o desenvolvimento de novas aplicações utilizando smartphones, tablets ou webcams. Finalmente, a aplicação desenvolvida pode ser utilizada por usuários que possuem o dispositivo Leap Motion para o aprendizado básico de LIBRAS.