Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Pedro Humberto Mattiollo
Título: PROTÓTIPO DE FERRAMENTA PARA AUXÍLIO NA MEDIÇÃO E CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS
 
Conclusão:
Após o estudo realizado sobre o CEP, verificou-se que toda a complexidade de todo seu processo justifica a criação de uma ferramenta de auxílio. Partindo do princípio que o CEP, na área de desenvolvimento de software, trata-se de algo ainda muito novo e pouco explorado, a avaliação da aplicação com base em modelos estatísticos torna-se muito útil à empresas que buscam ter uma visão de como estão os seus processos, assim como tomar medidas para melhorá-los.
Este trabalho apresentou o desenvolvimento de um protótipo que teve como principal objetivo o auxílio do processo de avaliação de um software utilizando os modelos estatísticos do CEP, proporcionando a visualização de gráficos de controle e a classificação do processo de acordo com sua estabilidade e capacidade em tempo real. O protótipo visa eliminar o uso de processos trabalhosos e primitivos em outros softwares como planilhas e editores de texto. A partir dos dados gerados pelo protótipo, um usuário poderá notificar outros membros responsáveis de uma equipe e, a partir disso, determinar medidas a serem aplicadas sobre um determinado processo da empresa.
Após o estudo e compreensão do framework Demoiselle, esse foi de grande utilidade no desenvolvimento do protótipo. A grande diversidade de materiais e componentes e a possibilidade da geração de templates oferecidos foi uma grande facilitadora na criação da arquitetura MVC do projeto web. Outro grande facilitador para a criação dos componentes visuais do protótipo – a camada de apresentação foi – o framework Primefaces que, através de um ambiente web demonstrativo, permite o estudo e a melhor compreensão dos seus componentes, além de ser totalmente compatível com o Demoiselle por fazer uso da tecnologia JSF.
Tomando como base os trabalhos correlatos estudados, pode-se afirmar que o protótipo criado neste trabalho diferencia-se em vários aspectos. Todos os trabalhos propõem uma metodologia de avaliação própria. A principal contribuição e diferencial deste trabalho com relação aos demais trabalhos correlatos trata-se da disponibilização de uma ferramenta de avaliação que usa os métodos estatísticos do CEP, já comprovados em outras áreas da indústria, para ser aplicado em empresas desenvolvedoras de software, independentemente do seu nível de maturidade segundo o CMMI e MR-MPS.