Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Marcus Vinícius Pitz
Título: Mapa virtual 3D da FURB na plataforma Android
 
Conclusão:
O presente trabalho apresenta a criação de um aplicativo para a plataforma Android que possui um mapa virtual tridimensional da universidade FURB. Os principais objetivos do foram criar o mapa dos blocos R, S e T da FURB e utilizar os sensores GPS e bússola para auxiliar na geolocalização do usuário no mapa. Para alcançar os objetivos do trabalho foi utilizado o framework Unity 3D para a construção da interface gráfica do mapa, onde constam as animações, os modelos tridimensionais, cálculos para georreferenciamento, acesso aos sensores e outros recursos necessários para o desenvolvimento. Para a construção dos modelos tridimensionais foi utilizado o software Blender.
O estudo na qual se baseou a construção do trabalho foi a necessidade de auxiliar pessoas na locomoção dentro do ambiente da FURB, disponibilizando pontos de interesse que contém informações do local demarcado e utilizando a localização física para se posicionar no mapa. Para isto, o aplicativo desenvolvido permite o uso por qualquer pessoa, e esta pessoa pode utilizá-lo estando presente na FURB, utilizando o GPS do seu dispositivo, ou não estando presente, onde se pode navegar pelo mapa livremente.
Quanto a implementação, foi encontrado dificuldade no uso dos valores retornados pelo sensor do GPS, onde os valores retornados continham erros de precisão, retornando coordenadas divergentes quanto a posição real, e ainda valores com grande variação em pequenos períodos de tempo. Para tratar estes erros foi necessário implementar um filtro de ruídos, o filtro de Kalman, que inibe a grande variação e permite predizer valores mais reais e lineares. Outro problema encontrado com o uso do GPS foram os obstáculos como prédios, árvores e a parte interna dos blocos (ambiente fechado) que atrapalham o sinal do sensor e diminuem sua precisão e sua taxa de atualização. Nos testes realizados no aplicativo com GPS, em locais abertos, onde não existem obstáculos em um raio de vinte metros, o GPS possuía uma taxa de atualização por segundo e com um erro de cinco a dez metros. Já em locais com obstáculos e mais fechados a taxa de atualização pode ter uma lentidão de até quinze segundos, e o erro pode chegar a trinta metros.
A implementação do georreferenciamento demonstrou-se um pouco complexa quanto ao uso de matemáticas trigonométricas, para transformar valores de coordenadas geográficas em pontos tridimensionais. Para isso, foi necessário construir todos os modelos tridimensionais utilizando uma unidade de media comum, neste caso o metro. Para os cálculos foi necessário a utilização da fórmula de Haversine, para a obtenção do distanciamento entre duas coordenadas geográficas, e o uso do teorema de Pitágoras, para obtenção da orientação entre coordenadas geográficas.
Por fim, o trabalho se mostrou de grande valia, pois, utiliza diversas tecnologias, ferramentas e técnicas em conjunto, para obter um melhor resultado. A região dos blocos R, S e T escolhido para o desenvolvimento do mapa foi ideal, pois, possuía uma grande variedade de ambientes para testes do aplicativo, ambientes abertos, com obstáculos e variações no sinal da WiFi e GPS. Auxiliando assim na pesquisa e aperfeiçoamento das técnicas utilizadas. Apesar de algumas dificuldades e limitações, foi possível implementar todos os objetivos propostos inicialmente.