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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Osvaldo Bay Machado
Título: VISEDU-MAT 2.0: visualizador de material educacional - módulo de matemática
 
Conclusão:
Este trabalho apresentou o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos iPad
para visualização de funções matemáticas explícitas. No desenvolvimento foram encontradas
dificuldades para trabalhar com a linguagem Objective-C e o OpenGL ES causado pela falta
de experiência. Contudo todos os objetivos propostos foram alcançados ao substituir a
implementação do analisador sintático e a especificação da gramática pelo uso da biblioteca
DDMathParser. Esta biblioteca realiza a validação e o cálculo de cada ponto que compõe o
desenho da função matemática do aplicativo desenvolvido e demonstrou-se muito eficiente,
atendendo as necessidades dos tipos de funções explícitas.
O VisEdu-MAT 2.0 está disponível tanto em modo 2D quanto em 3D. Permite a
inserção de uma função matemática explícita realizando sua validação e exibindo como
resultado um desenho gráfico. Permite escolher o contradomínio ao inserir uma nova função
matemática. Os valores do domínio da função matemática são parametrizáveis. Há
possibilidade de mudar a cor e a visibilidade da função matemática. O tipo de primitiva pode
ser alterado no modo 3D. Todas as funções matemáticas são gravadas no banco de dados do
iPad. Uma lista de funções permite a seleção e destaque do desenho de uma função
matemática. Permite exibir o tracing de um ponto no modo 2D. Aplica iluminação no modo
3D para exibir profundidade do desenho. Por fim, a interação com o usuário é realizada de
maneira prática e intuitiva.
As principais limitações deste aplicativo é a incapacidade de suportar funções
implícitas e utilizar somente o sistema de coordenadas no plano cartesiano. De acordo com os
testes do aplicativo VisEdu-MAT 2.0 a memória não está sendo liberada ao alternar entre o
modo 3D e modo 2D.
A importância deste trabalho é o sucesso da portabilidade do aplicativo VisEdu-MAT
na plataforma iOS, uma vez que ele compõe o projeto VisEdu-MAT (2013). Desta forma
espera-se que o aplicativo continue em constante evolução e aperfeiçoamento, pois a
iniciativa claramente irá contribuir no aprendizado da matemática.