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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Tarcísio de Souza Neto
Título: Protótipo para Tratamento de Imagens Faciais Raster 2D, para Gerar a Imagem 3D
 
Conclusão:
Com a pesquisa e o estudo das referências bibliográficas, tornou-se possível a implementação do protótipo para tratar imagens faciais Raster 2D e gerar a partir destas uma aproximação da imagem facial 3D de uma certa pessoa, com base na técnica de modelagem 3D chamada de Faces Limitantes. Conseguiu-se através da calibragem manual dos pontos extrair as características faciais da imagem e salvar estas características através de um arquivo script, onde o mesmo poderá ser lido no módulo Gera modelo 3D. Os dados lidos formam o modelo facial 3D da pessoa que esta nas três imagens faciais 2D (perfil frontal, direito e esquerdo). O ambiente de desenvolvimento Delphi mostrou-se eficiente no que diz respeito a oferecer recursos para a manipulação das variáveis e geração dos arquivos. A biblioteca gráfica OpenGL também mostrou-se eficiente, tendo uma vasta quantidade de recursos, sendo utilizados no projeto apenas alguns deles. Na fase de Extração das Características Faciais, sentiu-se uma grande dificuldade para calibragem manual dos pontos nas imagens 2D, pois o modelo facial genérico utilizado tinha muitos pontos, conclui-se então que a calibragem manual seria uma melhor solução, caso fosse utilizado um modelo genérico com menos pontos. Mas em conseqüência, a diminuição dos pontos pode propiciar um menor grau de realismo na fase de deformação do modelo 3D e de mapeamento da textura. Já na fase de mapeamento 2D para 3D, utilizou-se a alteração das coordenadas x, y e z dos arquivos scripts para fazer a deformação do modelo genérico 3D, e assim podendo-se visualizar o modelo facial 3D de uma pessoa específica. No processo de texturização optou-se por fazer uma aproximação através de um processo recursivo de interpolação utilizando a equação paramétrica, tendo em vista que a versão da biblioteca gráfica utilizada era demonstrativa, já que esta versão não disponibilizava recursos de mapeamento de textura exigidos.